Encontro Nacional de Mulheres Negras ocorre em dezembro na cidade de Goiânia (GO)

A expectativa é que mil ativistas de todo o Brasil participem do evento

por Jaqueline Deister noBrasil de Fato

Militantes reunidas durante o II Encontro Estadual de de Mulheres Negras, que ocorreu na cidade de Niterói (RJ) : Divulgação

O Encontro Nacional de Mulheres Negras celebra 30 anos em 2018. O evento, que ocorrerá na cidade de Goiânia, no estado de Goiás, entre os dias 6 e 9 de dezembro, traz para o debate temas relacionados ao racismo, à violência e ao bem viver. Em diversos estados do país atividades preparatórias estão acontecendo.

No Rio de Janeiro, cerca de 120 integrantes do movimento negro se reuniram no segundo Encontro Estadual de Mulheres Negras que ocorreu na Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói, na região metropolitana do estado, nos dias 9 e 10 de novembro.

O espaço foi fundamental para as mulheres se fortalecerem a partir da troca de experiências. Beatriz Moreira, que participou do evento como provocadora de uma das rodas de saberes, revelou que o encontro buscou criar estratégias e mecanismos para incentivar a organização política e a visibilidade de questões que são caras às mulheres negras, como a saúde, a moradia e a seguridade social.

“Dialogamos sobre um conjunto de questões que nos dão uma perspectiva do nosso bem viver, temos que lutar diariamente para termos direito, sabendo que estamos lidando com o racismo estrutural que permeia todo e qualquer espaço que temos acesso”, destacou a militante.

A expectativa é que mil ativistas de todo o Brasil participem do Encontro Nacional de Mulheres Negras no próximo mês. O evento propõe três eixos centrais de discussão: o enfrentamento das violências urbanas, a garantia de direitos sexuais e reprodutivos e o embate ao epistemicídio acadêmico.

Para Beatriz, o encontro de Goiânia será um espaço para fazer uma análise de conjuntura com víeis social, de gênero e racial num momento marcado pelo avanço da extrema-direita na política brasileira.

“Esperamos para o Encontro Nacional fortalecer políticas públicas voltadas para as mulheres negras, a valorização do nosso trabalho, a nossa autonomia, o acesso aos bens e direitos fundamentais e, o principal objetivo deste evento: o enfrentamento do racismo e da violência que sofremos diariamente”, pontua.

Uma campanha de financiamento coletivo foi lançada pelo movimento para apoiar a realização do Encontro Nacional de Mulheres Negras. As doações variam de R$20 a R$1000 e podem ser feitas até o dia 2 de dezembro pelo site.

+ sobre o tema

Grupo de Homens Põe Violência e Masculinidade em Xeque

JUSTIÇA E ONG FEMINISTA FORMALIZAM O PRIMEIRO ATENDIMENTO DE...

Leia o discurso de Sueli Carneiro no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS)

Bom dia a todas, todos e todes. Sr. Presidente, Brasileiras e...

Novas edições reacendem polêmicas sobre Carolina Maria de Jesus

“São conhecidos os casos de Saramago, dos irmãos Campos,...

Você é feminista e não sabe com Lívia de Souza

Série de entrevistas do projeto Você é feminista e...

para lembrar

Projeto mapeia profissionais LGBTQIA+ que atuam na área do audiovisual em Salvador

O Projeto Película Colorida vai mapear profissionais LGBTQIA+ que...

Impulsionando Redes de Promotoras Legais Populares-PLP

Os vídeos Impulsionando Redes de Promotoras Legais Populares-SP e...

Como a mobilização de duas jovens levou o metrô de SP a agir contra abuso sexual

No último ano, chamaram a atenção casos de tentativa...
spot_imgspot_img

TSE realiza primeira sessão na história com duas ministras negras

O TSE realizou nesta quinta (9) a primeira sessão de sua história com participação de duas ministras negras e a quarta com mais ministras...

Em reunião com a ministra das Mulheres, movimentos denunciam casos de estupros e violência em abrigos para atingidos pelas enchentes no RS

Movimentos feministas participaram de uma reunião emergencial com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no final da tarde desta terça-feira (7), de forma online....

Documentário sobre Ruth de Souza reverencia todas as mulheres pretas

Num dia 8 feito hoje, Ruth de Souza estreava no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O ano era 1945. Num dia 12, feito...
-+=