Considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira atual, Conceição Evaristo, 79, participou do ensaio técnico da escola de samba Império Serrano, no Rio de Janeiro, na noite do último domingo (25).
Neste ano, a agremiação de Madureira, leva para a Marquês de Sapucaí o enredo “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu”, em homenagem à escritora mineira, que teve sua trajetória na arte da escrita ainda na infância, a partir da figura de sua mãe, principal apoiadora do hábito da leitura.
Dona de uma vasta e influente obra, Evaristo é mestra em literatura brasileira pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), onde defendeu a dissertação “Literatura Negra: Uma Poética de Nossa Afro-brasilidade”.
Para além da vida acadêmica, Conceição participou atividade dos movimentos de valorização da cultura negra no país, consolidando-se como uma voz fundamental na luta antirracista.
Veja Conceição Evaristo na Sapucaí:
O que esperar do desfile do Império Serrano?
A narrativa do enredo foi desenvolvimento por Renato Esteves e busca exaltar a força da mulher negra, a ancestralidade africana além da resistência feminina – pontos fundamentais da trajetória da homenageada.
O desfile acontece no sábado, 14 de fevereiro, sendo a quarta escola a atravessar a passarela do samba pela Série Ouro, buscando o retorno ao Grupo Especial.