segunda-feira, setembro 20, 2021
InícioGeledésMemória InstitucionalEntidade do movimento negro ganha site

Entidade do movimento negro ganha site

O Geledés, que lida com questões ligadas ao racismo e à mulher, lança hoje, aniversário da morte de Zumbi, página na Internet

Screen Shot 2016-05-19 at 12.43.22 PM

Reprodução/ Folha de S.Paulo

por Cecília Sayad no UOL

Em 20 de novembro de 1695 morria Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência na luta dos negros contra a opressão. Hoje, 302 anos depois, celebra-se o Dia da Consciência Negra.

Entre os eventos programados para a comemoração, está o lançamento do site do Geledés, entidade ligada ao movimento negro que concentra sua ação sobretudo na problemática feminina.

Segundo o criador do site (www.geledes.org.br), Antônio Carlos dos Santos Filho, do departamento de marketing do Geledés, nele as pessoas vão encontrar um histórico da entidade, os quatro programas que ela desenvolve (nas áreas de direitos humanos, saúde, comunicação e de formação para jovens e adolescentes) e suas conquistas.

Entre elas, a polêmica causada por uma cena da novela “Pátria Minha”, da Globo, quando um personagem xingou um negro, que não reagiu.

“Protestamos pelo fato de o negro ter se submetido”, diz Santos Filho. “No ano seguinte, a emissora exibiu a primeira novela em que aparecia uma família de classe média negra”, completa.

Outra conquista do Geledés é, segundo Santos Filho, o S.O.S. Racismo, que conta com cinco advogados que recebem denúncias de discriminação racial.

 

RELATED ARTICLES