Entidade do movimento negro ganha site

Artigo produzido por Redação de Geledés

O Geledés, que lida com questões ligadas ao racismo e à mulher, lança hoje, aniversário da morte de Zumbi, página na Internet

Screen Shot 2016-05-19 at 12.43.22 PM

Reprodução/ Folha de S.Paulo

por Cecília Sayad no UOL

Em 20 de novembro de 1695 morria Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência na luta dos negros contra a opressão. Hoje, 302 anos depois, celebra-se o Dia da Consciência Negra.

Entre os eventos programados para a comemoração, está o lançamento do site do Geledés, entidade ligada ao movimento negro que concentra sua ação sobretudo na problemática feminina.

Segundo o criador do site (www.geledes.org.br), Antônio Carlos dos Santos Filho, do departamento de marketing do Geledés, nele as pessoas vão encontrar um histórico da entidade, os quatro programas que ela desenvolve (nas áreas de direitos humanos, saúde, comunicação e de formação para jovens e adolescentes) e suas conquistas.

Entre elas, a polêmica causada por uma cena da novela “Pátria Minha”, da Globo, quando um personagem xingou um negro, que não reagiu.

“Protestamos pelo fato de o negro ter se submetido”, diz Santos Filho. “No ano seguinte, a emissora exibiu a primeira novela em que aparecia uma família de classe média negra”, completa.

Outra conquista do Geledés é, segundo Santos Filho, o S.O.S. Racismo, que conta com cinco advogados que recebem denúncias de discriminação racial.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Do Início ao Reconhecimento: A trajetória do Portal Geledés

Em 1988, tomei conhecimento do Geledés no Tribunal Winnie Mandela e iniciei minha contribuição para a organização em 1990, na área de comunicação. Em...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Geledés Instituto da Mulher Negra completa 35 anos

"Também somos linha de frente de toda essa história Nós somos do tempo de samba sem grana, sem glória Não se discute talento mas seu argumento,...
-+=