Entidade santista lança Disque Racismo


Santos – A população negra da Baixada Santista tem, desde esta sexta-feira (19/03), mais um instrumento de luta e de superação da discriminação racial: o Disque Racismo inaugurado pela Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista (Afrosan).

Disque Racismo, que atenderá pela linha (13) 3326-2269, dará orientação às vítimas de discriminação de como proceder e nasceu inspirado no caso de Edna Alves do Carmo, a dona de casa de Cubatão, vítima de humilhações no caixa da loja do Supermercados Extra, da Avenida Ana Costa, em novembro passado, denunciado por Afropress.

Orientação

Segundo o presidente da Afrosan, José Ricardo dos Santos, a partir de agora as pessoas que se sentirem agredidas ou alvo de constrangimentos e humilhações podem ligar e terão todo apoio necessário para fazer valer seus direitos de cidadãos.

As ligações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos finais de semana e nos horários fora de expediente, o atendimento ocorrerá via Internet pelo e-mail [email protected].

Na entrevista coletiva para anunciar o serviço, estiveram presentes a dona de casa Edna Alves do Carmo e o seu filho L.A.C, de 7 anos, acompanhada do seu advogado, Dojival Vieira, o defensor público Rafael Braga Vinhas, coordenador Regional de Santos, e a diretora Técnica de Divisão da Defensoria Pública do Estado de S. Paulo, Edinéia Gonsalves Catalan.

 

 

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

Racismo na internet: Juiza Luislinda Valois confundida com camareira

Algumas pessoas, como o sociólogo Demétrio Magnoli e o...

Ataque racista num vôo da TAM

Grupo alega ter sido vítima de racismo em voo...

O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

Na política e na vida, imagens importam. Neste domingo...

para lembrar

O SISTEMA DE COTAS RACIAIS

GERSON ALVES DE SOUZA - Fonte: Paralerepensar - ...

Apesar do governo e da polícia, há vida e amor no Cabula

Na manhã do último sábado, 7 de março, moradores...

Jornal Opção é homenageado pelo combate ao racismo e promoção da igualdade

Secretaria Cidadã homenageia personalidades que se destacaram na luta...
spot_imgspot_img

A natureza se impõe

Mundo afora, sobram sinais — de preocupantes a desesperadores — de fenômenos climáticos. Durante a semana, brasileiras e brasileiros em largas porções do território,...

Criminalização e Resistência: Carla Akotirene e Cidinha da Silva discutem racismo institucional no Sesc 24 de Maio 

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo...

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...
-+=