Copa do Mundo é chance para combater racismo, considera ONU

 

O próximo mundial de futebol na África do Sul oferece oportunidade para reavaliar a questão do racismo no esporte e para reforçar o grande potencial do evento no combate à xenofobia e outras formas de intolerância na sociedade.

A afirmação está em mensagem divulgada pela Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado neste domingo, 21 de março. Ela afirmou que o simbolismo do mundial de futebol é muito importante. Pillay relembrou que o evento será realizado pela primeira vez na África e, justamente em uma nação que durante muitos anos praticou uma política de racismo institucionalizado.

A Alta Comissária da ONU ressaltou que a decisão de organizar o mundial na África do Sul foi o fator de escolha do tema para as comemorações do Dia Internacional para a Eliminação do Racismo. Xabier Celaya, porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, afirmou à Rádio ONU, de Genebra, que Navi Pillay enfatizou na mensagem os vários incidentes de racismo que têm sido registrados nos últimos anos em campos de futebol do mundo.

“Pillay disse que o racismo no esporte é um problema em muitos países e muitas modalidades esportivas. Ela pediu aos dirigentes para seguirem o exemplo de duas das principais autoridades do futebol, a Fifa e a Uefa, e planejarem campanhas sérias para erradicar o racismo do esporte em nível local, nacional e internacional”, relatou Celaya.

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, marca o aniversário do massacre de Sharpeville, quando dezenas de manifestantes pacíficos, que protestavam contra o apartheid, foram mortos pela polícia sul-africana.

 

Fonte:  Terra

+ sobre o tema

Um ano depois, a dúvida é sobre nós

Não cabe mais perguntar que governo é este. A...

Jazz como denúncia do racismo policial

Sobre Ku Klux Klan Police Department, de Christian Scott...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins,...

‘Moana’, da Disney, causa polêmica no Pacífico por retratar ser lendário

Países acusam estúdio de explorar comercialmente figura mitológica local. Em...

para lembrar

O privilégio branco e a opressão involuntária – Por Larissa Santiago

Por Larissa Santiago para as Blogueiras Negras A primeira...

Federação Israelita vai pedir que MP investigue casos de racismo e anti-semitismo no RS

Supostos crimes ocorreram durante o conflito na Faixa de...

Polícia londrina investiga juiz por acusação de racismo

Mark Clattenburg teria insultado o nigeriano John Obi Mikel...
spot_imgspot_img

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Três policiais acusados ​​de espancar o jovem afro-americano Tire Nichols, em 2023, foram considerados culpados por um tribunal federal, nessa quinta-feira, por manipulação de...

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...
-+=