Copa do Mundo é chance para combater racismo, considera ONU

 

O próximo mundial de futebol na África do Sul oferece oportunidade para reavaliar a questão do racismo no esporte e para reforçar o grande potencial do evento no combate à xenofobia e outras formas de intolerância na sociedade.

A afirmação está em mensagem divulgada pela Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado neste domingo, 21 de março. Ela afirmou que o simbolismo do mundial de futebol é muito importante. Pillay relembrou que o evento será realizado pela primeira vez na África e, justamente em uma nação que durante muitos anos praticou uma política de racismo institucionalizado.

A Alta Comissária da ONU ressaltou que a decisão de organizar o mundial na África do Sul foi o fator de escolha do tema para as comemorações do Dia Internacional para a Eliminação do Racismo. Xabier Celaya, porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, afirmou à Rádio ONU, de Genebra, que Navi Pillay enfatizou na mensagem os vários incidentes de racismo que têm sido registrados nos últimos anos em campos de futebol do mundo.

“Pillay disse que o racismo no esporte é um problema em muitos países e muitas modalidades esportivas. Ela pediu aos dirigentes para seguirem o exemplo de duas das principais autoridades do futebol, a Fifa e a Uefa, e planejarem campanhas sérias para erradicar o racismo do esporte em nível local, nacional e internacional”, relatou Celaya.

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, marca o aniversário do massacre de Sharpeville, quando dezenas de manifestantes pacíficos, que protestavam contra o apartheid, foram mortos pela polícia sul-africana.

 

Fonte:  Terra

+ sobre o tema

Polícia reconhece que aborda mais negros, mas nega racismo

Resultado consta em pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco Leiajá,...

Especialista aponta recorte racial como prioridade de vacinação

Estudo mostrou que as desigualdades raciais e sociais foram...

A criminalidade negra no banco dos réus – desigualdade no acesso à justiça penal

Coordenação: Sérgio Adorno Equipe: - Amarylis Nóbrega Ferreira - Cristina Eiko Sakai ...

Israel: polêmica com refugiados faz ativistas lembrarem passado judaico

Por: GUILA FLINT   Na ausência de qualquer...

para lembrar

EUA alertam para crescimento de racismo, incluindo exército

Fonte: Terra - Um relatório organizado recentemente pelo Departamento de...

Ativistas protestam contra racismo no Fashion Rio

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com...

Crescem as distorções nas ideias e representações

Por: Olívia Santana São os dados do Tribunal Superior Eleitoral...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=