Ativistas protestam contra racismo no Fashion Rio

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com roupas tradicionais africanas, levando cartazes e gritando palavras de ordem contra o racismo

Rio de Janeiro – Um grupo de ativistas negros protestou nesta terça-feira em frente ao Jockey Club da Gávea, onde está sendo realizada a semana da moda do Rio de Janeiro, para exigir uma maior presença de modelos negras nos desfiles.

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com roupas tradicionais africanas, levando cartazes e gritando palavras de ordem contra o racismo. Pouco antes do início do evento, os manifestantes realizaram um desfile improvisado em frente ao Jockey.

A principal reivindicação do grupo é a inclusão de modelos negras em todos os desfiles do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week (SPFW), segundo um comunicado distribuído pela organização Educafro, responsável pelo protesto.

A instituição afirmou que há dois anos chegou a um acordo com a São Paulo Fashion Week para incluir uma cota de 10% de modelos negras.

O acordo, no entanto, não foi renovado este ano por parte da SPFW, o que foi tachado pela organização como ‘um abuso e um atentado à diversidade nacional’.

O Fashion Rio, que terá desfiles de 29 das principais marcas de roupa brasileiras, começou nesta terça-feira e vai até o próximo sábado.

 

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Professor acusado de racismo pode ser expulso, diz diretor da USP

Eduardo Lobo Gualazzi distribuiu um texto elogiando a ditadura...

Haitianos são atacados com tiros de chumbinho no Centro de São Paulo

Seis haitianos foram baleados com tiros de chumbinho no...

Uma dívida irreparável

O assassinato da ialorixá Bernadete Pacífico, Coordenadora Nacional da Articulação...

para lembrar

Apreensão de jovens sem flagrante autoriza racismo e segregação em praias do Rio

O sol não é para todos A Procuradoria-Geral da República...

Vettel e Hamilton lutam contra o racismo: “A FIA e a F1 nos abandonaram”

Antes do Grande Prêmio da Inglaterra haverá outro momento...

Negros, agarrem-se uns aos outros!

“Não importa a festa que me façam aqui ou...
spot_imgspot_img

O amor com o sol da manhã

Eu gosto do amor, eu gosto de amar. Inclusive, já escrevi muito sobre o amor nestas páginas, algumas vezes de forma explícita, outras vezes...

Se o Estado perder o controle, o que vai restar?

Cinco pessoas foram mortas durante a 16ª operação policial do ano no Conjunto de Favelas da Maré, nesta terça-feira, 11 de junho. Uma das...

Após ‘discriminação racial’, Lewis Hamilton compartilha postagem em defesa a Bukayo Saka

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, utilizou suas redes sociais para compartilhar um texto em em defesa do jogador Bukayo Saka, da...
-+=