Ativistas protestam contra racismo no Fashion Rio

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com roupas tradicionais africanas, levando cartazes e gritando palavras de ordem contra o racismo

Rio de Janeiro – Um grupo de ativistas negros protestou nesta terça-feira em frente ao Jockey Club da Gávea, onde está sendo realizada a semana da moda do Rio de Janeiro, para exigir uma maior presença de modelos negras nos desfiles.

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com roupas tradicionais africanas, levando cartazes e gritando palavras de ordem contra o racismo. Pouco antes do início do evento, os manifestantes realizaram um desfile improvisado em frente ao Jockey.

A principal reivindicação do grupo é a inclusão de modelos negras em todos os desfiles do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week (SPFW), segundo um comunicado distribuído pela organização Educafro, responsável pelo protesto.

A instituição afirmou que há dois anos chegou a um acordo com a São Paulo Fashion Week para incluir uma cota de 10% de modelos negras.

O acordo, no entanto, não foi renovado este ano por parte da SPFW, o que foi tachado pela organização como ‘um abuso e um atentado à diversidade nacional’.

O Fashion Rio, que terá desfiles de 29 das principais marcas de roupa brasileiras, começou nesta terça-feira e vai até o próximo sábado.

 

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Cotas

  "A discussão a respeito de cotas não...

Idosa é presa após xingar pai e filho negros com palavras racistas no DF

Uma idosa de 64 anos foi presa em flagrante...

Dentista acusada de racismo é solta após 5 dias presa em THE

Ela estava presa no presídio Feminino há cinco dias Por Maura...

O lenço

a Ângela Gomes Carolina Nabuco, filha de Joaquim Nabuco, é...

para lembrar

Relatório aponta aumento de discriminação no futebol envolvendo brasileiros

Somente em 2018, houve o registro de 44 ocorrências...

Os lugares mais racistas dos Estados Unidos

Estudo se baseia em buscas no Google que incluíam...

Perda de direitos trabalhistas coloca em risco a dignidade humana

O século 20 foi marcado por muitas guerras, mas...

Crítica ao documentário “O Caso do Homem Errado”

Hoje fomos ver o filme de Camila de Moraes,...
spot_imgspot_img

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...

Funcionária de academia será indenizada por racismo: “cabelo de defunto”

Uma funcionária de uma academia em Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, será indenizada em R$ 15 mil por sofrer racismo. De...

Efeito Madonna no Rio

Uma mulher. Uma mulher de 65 anos. Uma artista de fama planetária que, aos 65 anos, 40 de carreira, é capaz de mobilizar para...
-+=