quinta-feira, dezembro 1, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraEntre os negros mais influentes do mundo, Kenia Maria recebe prêmio em...

Entre os negros mais influentes do mundo, Kenia Maria recebe prêmio em NY: “surpresa”

Kenia Maria integra lista junto com Meghan Markle e Donald Glover. Ela recebe homenagem hoje em Nova York

Por  THIAGO BALTAZAR, do Revista Marie Claire

Kenia Maria (Foto: Divulgação / Chiacos)

A escritora brasileira Kenia Maria foi eleita uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo pela iniciativa Most Influential People of African Descent. Ela será homenageada nesta sexta-feira (28) em Nova York ao lado dos outros artistas e cidadãos pela luta contra o racismo e defesa dos direitos de afrodescendentes.

“Foi uma surpresa muito grande e fiquei muito feliz. Estamos vivendo um importante momento da luta antirracista. É uma felicidade imensa poder representar uma luta que é mérito de um coletivo”, relata ela à Marie Claire.

Kenia trabalha como defensora no comitê ONU Mulheres Negras, fez parte do time de mobilizadores do “Criança Esperança 2018” e lançou recentemente o  livro “Flechinha, O Príncipe da Floresta”. A obra tem como objetivo chamar a atenção para a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. A legislação, no entanto, ainda não é cumprida.

“Sou filha de uma pedagoga e tive a sorte de acessar a literatura negra ainda na infância. Percebi como isso contribuiu para o fortalecimento da minha autoestima. É preciso falar de representatividade na infância para avançarmos mais o debate sobre racismo no Brasil. Crianças negras não podem continuar acreditando que descendem de escravos. Isso é violência”, diz.

Kenia acredita que o racismo no Brasil é estrutural. “A cultura africana foi estrategicamente demonizada”, conta. “Mas existe um movimento literário muito preocupado com essa questão. Em pouco tempo o não cumprimento da lei não será mais permitido pelo país e a sociedade civil”.

Entre os homenageados da premiação desta noite estão Chadwick Boseman, protagonista de “Pantera Negra”, a duquesa Meghan Markle, o rapper Donald Glover e Nbaba Mandela, neto de Nelson Mandela, além do também brasileiro Érico Brás.

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench