Entre os negros mais influentes do mundo, Kenia Maria recebe prêmio em NY: “surpresa”

Kenia Maria integra lista junto com Meghan Markle e Donald Glover. Ela recebe homenagem hoje em Nova York

Por  THIAGO BALTAZAR, do Revista Marie Claire

Kenia Maria (Foto: Divulgação / Chiacos)

A escritora brasileira Kenia Maria foi eleita uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo pela iniciativa Most Influential People of African Descent. Ela será homenageada nesta sexta-feira (28) em Nova York ao lado dos outros artistas e cidadãos pela luta contra o racismo e defesa dos direitos de afrodescendentes.

“Foi uma surpresa muito grande e fiquei muito feliz. Estamos vivendo um importante momento da luta antirracista. É uma felicidade imensa poder representar uma luta que é mérito de um coletivo”, relata ela à Marie Claire.

Kenia trabalha como defensora no comitê ONU Mulheres Negras, fez parte do time de mobilizadores do “Criança Esperança 2018” e lançou recentemente o  livro “Flechinha, O Príncipe da Floresta”. A obra tem como objetivo chamar a atenção para a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. A legislação, no entanto, ainda não é cumprida.

“Sou filha de uma pedagoga e tive a sorte de acessar a literatura negra ainda na infância. Percebi como isso contribuiu para o fortalecimento da minha autoestima. É preciso falar de representatividade na infância para avançarmos mais o debate sobre racismo no Brasil. Crianças negras não podem continuar acreditando que descendem de escravos. Isso é violência”, diz.

Kenia acredita que o racismo no Brasil é estrutural. “A cultura africana foi estrategicamente demonizada”, conta. “Mas existe um movimento literário muito preocupado com essa questão. Em pouco tempo o não cumprimento da lei não será mais permitido pelo país e a sociedade civil”.

Entre os homenageados da premiação desta noite estão Chadwick Boseman, protagonista de “Pantera Negra”, a duquesa Meghan Markle, o rapper Donald Glover e Nbaba Mandela, neto de Nelson Mandela, além do também brasileiro Érico Brás.

 

+ sobre o tema

Mãe Beata: Contos da guerreira

Lançando livro no TJA, a ialorixá Mãe Beata de...

Carola é a 1ª DJ brasileira e negra a tocar no Tomorrowland: ‘Todos ganham’

No último dia 9 de março, quando é comemorado...

Multiartista Elisa Lucinda lança 19° livro em Salvador em 30 de abril

Poetisa, atriz, cantora, escritora, dramaturga, ativista e intelectual. Elisa...

para lembrar

Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a ganhar o Oscar

No momento em que muito se discute sobre a...

Michelle Obama é elogiada ao aparecer com os cabelos naturais

Ex-primeira dama dos Estados Unidos e autora de best-seller...

Angela Davis fala sobre libertação negra, sua história e sua visão contemporânea

Cinquenta anos depois da fundação do Partido Pantera Negra...

Pesquisadoras da UFBA e ativistas participam de debate sobre Feminismo Negro

Evento acontece na quarta-feira (24), no Museu de Arte...
spot_imgspot_img

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é maior em mulheres negras do que brancas, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Dados preliminares...

MP-BA oferece denúncia contra cinco homens por envolvimento na morte de Mãe Bernadete

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou cinco homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira...

Xenia França vence Grammy Latino 2023 por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa

A cantora baiana Xenia França venceu o Grammy Latino 2023, por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa com "Em Nome da Estrela". A...
-+=