Painel com rosto de Marielle é restaurado após ser alvo de vandalismo em SP

Enviado por / FonteDo UOL

Um painel com o rosto de Marielle Franco pintado em uma escadaria do bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, foi restaurado depois de ter sofrido um ato de vandalismo em maio.

O painel foi produzido por voluntários e militantes de direitos humanos em homenagem à vereadora carioca assassinada em 14 de março, na região central do Rio de Janeiro. O crime também resultou na morte do motorista Anderson Gomes.

No detalhe da imagem: tinta vermelha na altura da testa, e tinta preta de cima a baixo (Foto: Janaina Garcia/UOL)

Localizado na escadaria entre as ruas Cristiano Viana e Cardeal Arcoverde, o painel tinha sido manchado por tinta preta e vermelha. Ao lado da arte –uma foto ampliada do rosto da parlamentar em preto e branco–, frases que a exaltavam foram apagadas com tinta branca.

Após a restauração, as frases “vai ter luta”, “não serei interrompida”, entre outras, foram reescritas no muro da escadaria.

Seis meses sem respostas

O assassinato de Marielle completou seis meses sem que os autores do crime fossem identificados ou que suas motivações fossem esclarecidas.

Marielle voltava para casa na noite de 14 de março, acompanhada de Anderson e de uma assessora após deixar uma reunião política na Lapa, centro do Rio.

A partir de imagens de câmeras de segurança, a polícia investiga o envolvimento de dois carros –um deles um Cobalt prata– que seguiram o automóvel de Marielle. Na rua Joaquim Palhares, um dos automóveis emparelhou com o veículo onde estava a vereadora e, de dentro dele, um criminoso efetuou os disparos. Ao menos 13 tiros foram disparados.

Até o momento, cinco suspeitos de envolvimento estão presos, mas as detenções são relacionadas a outros crimes. A polícia ainda não revelou as provas que ligariam esses homens aos assassinatos.

+ sobre o tema

Dia Internacional das Mulheres: a origem operária do 8 de março

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas como uma data...

Manifesto da Articulação Brasileira de Gays pela eliminaçao da discriminaçao racial

  Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do...

“Sexo e as Negas” deve ser encerrada na primeira temporada

Após receber denúncias por reforçar o racismo, a direção...

Casos Samuel e Saul Klein: violência de gênero também se aprende em casa

Advogando pela busca dos direitos humanos das mulheres há...

para lembrar

O discurso histórico de Madonna ao ser eleita ‘Mulher do Ano’

Confira abaixo a íntegra do discurso de Madonna: do Pragmatismo Politico “Estou...

Obama estampa capa de revista gay

A edição de novembro da revista americana Out100 traz...
spot_imgspot_img

Casa Sueli Carneiro abre as portas ao público e apresenta o III Festival Casa Sueli Carneiro, pela primeira vez em formato presencial

RETIRE SEU INGRESSO A Casa Sueli Carneiro, fundada em dezembro de 2020 e atuando em formato on-line desde abril de 2021, é uma entidade criada...

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres

As desigualdades sociais no Brasil podem explicar a razão para que meninas e mulheres busquem apoio para o aborto legal também após 22 semanas...

Referência do feminismo negro, Patricia Hill Collins vem ao Brasil para conferência, curso e lançamento de livro

Referência do feminismo negro, a socióloga estadunidense Patricia Hill Collins participa, nesta quarta-feira (19), de um evento em Salvador, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)....
-+=