Mulheres negras enfrentam barreira maior no mercado de tecnologia

Pouca diversidade no segmento é vista como barreira para profissionais; iniciativas Potências Negras Tec, no dia 14/8, e AfroDev oferecem oportunidades em tecnologia

O Brasil tem mais negros (56%) e mulheres (52%), de acordo com o IBGE, mas o mercado de tecnologia é predominantemente masculino (73%) e a maioria dos cargos de liderança é ocupada por brancos (56%), segundo a pesquisa Potências Negras Tec, realizada pela jornada Potêncas Negras e Shopper Experience. O levantamento contou com a participação de 2.693 pessoas (1.528 pessoas negras e 1.165 de outras raças), entre junho e julho de 2021, e mostra que 59% dos negros não trabalham na área de tecnologia, mas têm interesse em atuar nela.

A pesquisa ainda aponta que para as mulheres negras é ainda mais difícil. Cerca de 61% das mulheres negras consideram atrativa a quantidade de vagas na área da tecnologia, enquanto entre as brancas esse número cai para 49%. O domínio do inglês, no entanto, é uma barreira para 56% das negras e apenas 13% para as brancas.

Além disso, 33% das mulheres negras acham que a maior dificuldade de entrar no mercado da tecnologia é a pouca diversidade e inclusão, área dominada por homens e pessoas brancas; entre as mulheres brancas, a questão é afirmativa para 23% das entrevistadas. Além disso, 71% das mulheres negras afirmam já terem sofrido racismo no trabalho, sendo 61% das discriminações feitas por colegas.

Tendo em vista essa questão do mercado, iniciativas como o Potências Negras Tec e o Afrodev atuam com o objetivo de abrir caminhos para mulheres e homens negros dentro da área de tecnologia.

No dia 14 de agosto, das 9h às 20h30, acontece o Potências Negras Tec, iniciativa que é uma cocriação da Profissas, Escola de habilidades humanas feita pela e para a Diversidade, e de Ana Minuto, especialista em diversidade e inclusão com mais de 15 anos de atuação na tecnologia.

Com mais de 10 horas de programação entre palestras, painéis, entrevistas especiais e atrações culturais, o evento conta com a participação de referências na área como a própria Ana Minuto, Karen Santos (CEO da UX para Minas Pretas), Fernando França (UX researcher manager no Nubank) e Felipe Dutra Furtado (gestor de TI da Globo). As inscrições são gratuitas no site ().

No encontro, os participantes poderão se conectar com oportunidades e com a equipe de recrutadores das empresas patrocinadoras, como Itaú, Grupo Boticário, Randstad, Globo, 99, AmbevTech e Creditas. As companhias estarão presentes durante todo o dia e também nos estandes virtuais com vagas abertas e à procura de pessoas negras para diversas áreas tec.

Já o Afrodev está com as inscrições gratuitas abertas até o dia 12 de setembro, neste link. A iniciativa é da Share RH e nesta terceira edição o programa contará com duas trilhas de formação na linguagem Python, patrocinadas pela Alelo e Suzano S.A. Ao final do período de capacitação técnica, as pessoas poderão concorrer a vagas nas empresas patrocinadoras.

Com o intuito de melhorar a inclusão, essa edição contará com uma pessoa intérprete em libras na trilha de formação da Suzano e legendas em português nas videoaulas da trilha da Alelo. As aulas acontecerão de 4 a 23 de outubro, de segunda a sexta, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 16h.

+ sobre o tema

para lembrar

Mulher, mercado de trabalho e desigualdade

O emprego e a renda são dois componentes que...

Racismo e sexismo persistem no mercado de trabalho de Salvador

Segundo o estudo, o rendimento médio da mulher negra...

Polícia Civil vai contratar 877 investigadores

Fonte: Jornal Agora-       A Polícia Civil abrirá, no próximo dia...

IBGE anuncia concurso para 191.972 vagas de recenseador

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=