Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de Mulheres. Pela primeira vez os homens estiveram de maneira consistente, envolvidos nas discussões contra a violência que vitima de maneira dramática as mulheres no Brasil.

Por Mônica Francisco Do Jornal Do Brasil

O cenário foi o auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social e  Direitos Humanos no edifício da Central do Brasil.A presença dos homens é fundamental para sensibilização deste problema, conforme ressaltaram as anfitriãs, Maria Margarida Ellembogem Pressburger Subsecretária de Políticas para as Mulheres e Adriana Mota, Superintendente de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher.

Na composição da mesa de debates, Paulo Borges da ASPLANDE (assessoria à mulheres empreendedoras populares na região metropolitana), Marcos Rodrigo  do Banco do Preventório em Niterói, Daniel Pulido do Banco Mundial, apoiador de ações como o ônibus lilás que faz atendimento às mulheres de maneira itinerante, Leandro Tick, grafiteiro e Rafael Velasco, advogado e parceiro da ASPLANDE (Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento). Quatro homens que vem trabalhando ao lado de mulheres no enfrentamento das desigualdades de gênero, em áreas como o trabalho cooperativo e associativo, a cultura hip-hop e o grafite, no direito e na qualificação de empreendedoras na gestão de sue negócios.

A platéia contou também com um considerável número de homens que enfrentam de perto essa violência. Policiais que exercem posição de comando estiveram presentes e participaram de maneira ativa nos debates, mostrando a importância de se prepara cada vez melhor as tropas para intervir nas situações mais difíceis e de maneira mais eficiente.

Adriana Mota mencionou dois exemplos importantes desse enfrentamento, como a ação desenvolvida pelo 31° Batalhão na Região Serrana, que dispõe de policiais que atuam vistando as residências de mulheres que estão sob medida protetiva^, para evitar aproximação do violador. Citou ainda a volumosa quantidade de ocorrências atendidas pelo 190, chamada de emergência para a polícia, onde as que se destinam à violências contra a mulher, serem a segunda maior causa de acionamentos no estado.

Houve uma troca muito rica entre os participantes e as participantes do evento, em que questões importantes como a necessidade de se escutar mais as mulheres, olhar com mais cuidado os números e dados referentes à esse tema,  dos quais dispõe a polícia militar, como por exemplo as ações que não chegam às delegacias , pois se resolvem no próprio e que dariam à sociedade e aos pesquisadores uma miro clareza e um olhar mais aprofundado do tema.

Também ressaltou-se a importância de se modificarem as relações familiares no que se refere ao ensinamento de crianças em relação às questões de gênero e os papéis sociais.

Marcos Wolf Cavalcanti, Subsecretário Executivo da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, encerrou ressaltando mais uma vez a importância da presença dos homens nesta luta e na composição com as mulheres nos espaços de enfrentamento às violências de gênero e em seguida houve uma panfletagem na Central do Brasil, com folhetos explicativos e números institucionais de apoio aos casos de violência.

Um triste episódio, foi a proibição por alguns instantes, por parte da Supervia, da panfletagem e da exibição de cartazes que mostravam as estatísticas de mortes femininas no Brasil. É mais do que necessário e urgente, que todas as instituições, órgãos e empresas, bem como toda a sociedade, devem estar imbuídas de um espírito combativo no que se refere à violência contra a mulher, principalmente àquelas onde elas são mais violadas, que são nos meios de transporte coletivos.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL , ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

+ sobre o tema

Fim do feminicídio está associado a mudança cultural, dizem participantes de audiência

Mudanças socioculturais são necessárias para acabar com a violência...

Vitória em Goiás, derrota em São Paulo: “resoluções” de casos de estupro

Universidade Federal de Goiás demite professor acusado de estupro,...

Violência de gênero é tema de debate gratuito no Campo Limpo, em São Paulo

No dia 11 de setembro, terça-feira, o Usina de Valores e...

Lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa, diz ONU

Segundo o relatório, assassinatos cometidos por parceiros ou familiares...

para lembrar

Nudez e pedofilia: onde está o real problema?

Incentivamos uma relação com a sexualidade desigual e potencialmente...

Brasil e EUA fracassaram em abolir escravidão, afirma Angela Davis

Brasil e Estados Unidos ainda são assombrados pelo fracasso...

Quem são as vítimas “invisíveis” dos estupros no Brasil?

Estimativa é que apenas 10% de quem sofre com...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...
-+=