Envio de lixo ao Brasil é ‘racismo ambiental’, afirma Carlos Minc

Fonte: O Estado de S. Paulo –

 

Ministro quer discussão sobre o envio de lixo de países ricos para nações em desenvolvimento

 

Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”) GUARUJÁ – O Brasil pretende protagonizar uma discussão mundial sobre o envio de lixo de países ricos para países em desenvolvimento, anunciou nesta quinta-feira, 23, o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O anuncio foi feito após Minc vistoriar os contêineres com lixo inglês encontrados no Porto de Santos nas últimas semanas. O ministro classificou a prática de “racismo ambiental” e afirmou que por causa de ações como o plano de mudanças climáticas e o fundo amazônico, o Brasil é respeitado e está apto para cobrar providências internacionais na questão ambiental.

 

Ministro do Meio Ambiente, foi até o Porto de Santos ver a situação do lixo. Foto: Ricardo Saibun/AE

 

“Vamos cobrar dos países ricos que não permitam que suas empresas cometam esse crime ambiental e alertar aos países em desenvolvimento que eles estão servindo de lixeira dos países ricos, que no discurso vão salvar o planeta, mas não conseguem nem tratar do próprio lixo”, afirmou Minc, que não esclareceu objetivamente o motivo da sua visita ao Porto de Santos. “Eu estou aqui porque sou ministro do Meio Ambiente e se descobriu que o Brasil está importando lixo ilegal e eu participo todo mês de reunião com os ministros do Meio Ambiente, a última que teve foi um mês atrás na Groenlândia”, afirmou.

 

O lixo inglês começou a ser encontrado no Brasil no final do mês passado. Armazenada em 89 contêineres distribuídos nos portos de Santos e de Rio Grande e em uma estação alfandegada de Caxias do Sul (RS), a mercadoria importada como plástico para reciclagem na verdade é mais de 1,7 mil toneladas de lixo, descrito pelo ministro como, “lixo doméstico e hospitalar, material em decomposição, chorume, insetos e patogenias”.

 

De acordo com Minc, o Itamaraty entrou em contato com a Inglaterra, que se prontificou tomar todas as medidas necessárias receber o lixo de volta e os 48 contêineres que estão no Rio Grande do Sul começam a ser devolvidos na próxima segunda-feira.


Cádmio e Chumbo

 

Além de intervir junto à Inglaterra, Minc afirmou que o Brasil vai cobrar também providências da Itália, da Espanha e dos Estados Unidos por causa da exportação de lixo químico. O ministro afirmou ter sido avisado apenas na última quinta-feira, pelo Ibama de São Paulo, que o Porto de Santos abriga contêineres com metais pesados desde 2004.

 

“São mais de 20 contêineres com chumbo e cádmio originários da Itália, Espanha e dos Estados Unidos. Isso daqui tem processo de investigação da ABIN e na PF esse assunto vai entrar na pauta e isso também vai ser desenvolvido”, disse o ministro.

 

O ministro disse ainda que as outras medidas que serão tomadas para combater o problema consistem em um trabalho de inteligência para investigar o passivo ambiental causado nos últimos anos e um trabalho da comissão de combate a crimes ambientais para evitar a impunidade.

 

Matéria original: Envio de lixo ao Brasil é ‘racismo ambiental’, afirma Carlos Minc

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Taxa de mortalidade infantil no Nordeste é duas vezes maior do que no Sul e Sudeste

A Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgada nesta sexta-feira...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Lazer motiva a nova classe média a viajar de avião

Passeios e visitas a familiares são as principais razões...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=