Equidade Racial é o segundo tema da série O que o ISP pode fazer por…?

Atualmente, mais da metade (50,7%) da população brasileira é negra. Mais de 70% dessa parcela vive em situação de extrema pobreza. As pessoas negras representa 71% das vítimas de homicídio e 61,6% da população carcerária. Um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos no país. 65,3% das mulheres assassinadas no Brasil vítimas de agressão são negras.

no Gife

Foto- Thaís Rodrigues

O cenário acima descrito revela um racismo estrutural que se manifesta nos âmbitos econômico, político, educacional, jurídico e em muitos outros. A questão racial é um dos desafios fundamentais a serem superados para o enfrentamento das profundas desigualdades que marcam o Brasil. Portanto, refletir e, sobretudo, atuar para enfrentar essa realidade é urgente e obrigatório.

É o que aponta o  guia O que o ISP pode fazer por Equidade Racial?, lançado pelo GIFE no dia 15 de maio, em São Paulo (SP). Trata-se do segundo tema da série O que o ISP pode fazer por…?, cuja finalidade é chamar a atenção do Investimento Social Privado (ISP) para desafios da agenda pública sobre os quais a atuação do setor ainda é tímida e apoiar investidores que tenham interesse em iniciar ou fortalecer sua atuação nesses temas.

Acompanhada de um vídeo sobre o tema, a publicação oferece um panorama sobre o assunto com conceitos e informações sobre contexto e tendências, bem como desafios e caminhos para atuação do ISP na agenda. Os conteúdos foram produzidos a partir de entrevistas, pesquisa bibliográfica e contribuições de especialistas no assunto. O segundo tema da série é uma realização do GIFE copromovida por Instituto Unibanco, Fundo Baobá e Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

José Marcelo Zacchi, secretário-geral do GIFE, observa que o projeto se relaciona com uma das missões da instituição, que é fomentar a expansão e a diversificação do campo. “Isso inclui uma série de tarefas relacionadas a boas práticas no setor nas áreas de governança, grantmaking, avaliação, etc. e também a máxima interação com a agenda pública. A série nos ajuda a aprofundar esta última no sentido de apontar caminhos para alargar essa interface, algo que é central e sensível no atual momento do país.”

Desafios

Dificuldade da sociedade brasileira em reconhecer que há desigualdade racial no país; baixa representatividade de negros nos espaços de poder; menores expectativas e estímulos para alunos negros ao longo do percurso educacional; falta de recursos destinados a iniciativas de jovens negros nas periferias, onde é mais alta a parcela da população negra; encarceramento em massa da população negra; dificuldades de acesso e desenvolvimento no mercado de trabalho; e adensamento do ultraconservadorismo, com reforço de pautas e discursos racistas são alguns dos desafios identificados pela publicação.

O guia categoriza os principais desafios no que se refere ao combate e enfrentamento do racismo no Brasil em sete frentes: compreensão conceitual e questões simbólicas e identitárias, dinâmicas institucionais, sistema educacional, juventude periférica e negra, violência, mundo do trabalho e cenário político.

“Vivemos em uma sociedade onde o racismo é estrutural e, por isso, dita todos os relacionamentos entre as pessoas. E instituições são feitas de pessoas. É preciso contar com todos os atores da sociedade para que de fato a gente trabalhe para essa agenda. Acho que o ISP já fez muita coisa, mas tem muito mais a contribuir para a mudança dessa situação. Precisamos engajar novos atores para olhar para o seu investimento com outras lentes”, defende Selma Moreira, diretora executiva do Fundo Baobá.

Erika Sanchez, gerente de programas do GIFE, observa que a importância da agenda da diversidade em qualquer que seja o tema de atuação do investidor foi algo bastante evidenciada pelos especialistas durante o processo de produção de conhecimento.

“Independente do foco de atuação, a equidade racial precisa estar presente. É nossa obrigação ter o tema como premissa do que quer que seja que a gente decida fazer e onde investir nosso recurso. Educação é um exemplo clássico. Sabemos que mais de 80% dos investidores sociais brasileiros atuam em educação. Se você atua em educação e não trabalha com equidade racial, talvez deva se perguntar se tem algo errado”, pontuou.

Outra questão bastante reforçada pelos especialistas, segundo a gerente, tem a ver com a coerência entre o trabalho externo e a esfera interna das organizações. “Como trabalhar equidade na ponta sem trabalhar isso para dentro da organização, com pessoas que tomam decisão?”

Caminhos para atuação do ISP

Considerando a complexidade, abrangência e urgência do debate sobre equidade racial e dos desafios envolvidos, o guia aponta algumas possibilidades de atuação que podem contribuir para alterar esse cenário.

Ao lado de outros atores como poder público, sociedade civil e academia, o ISP pode ter um papel estratégico na agenda em diversos níveis. Sua atuação pode ser mais focada no assunto – por exemplo, tendo equidade racial como uma linha temática de investimento – ou se dar de modo mais transversal a outros temas e iniciativas já desenvolvidos pelas organizações. Também é possível que, além da dimensão programática, na perspectiva de equidade racial, as organizações do ISP desenvolvam estratégias internas, voltadas às suas próprias práticas institucionais e das organizações às quais estão vinculadas.

A publicação destaca algumas linhas de atuação, que vão do apoio financeiro a iniciativas até a produção de conhecimento, detalhando os objetivos das mesmas e as diversas ações possíveis dentro de cada uma:

  1. A) Fortalecimento de iniciativas promovidas por organizações negras ou lideradas por pessoas negras;
  2. B) Fortalecimento de lideranças negras;
  3. C) Fomento ao empreendedorismo negro;
  4. D) Equidade racial no campo educacional;
  5. E) Equidade racial no mundo corporativo;
  6. F) Conhecimento e posicionamento público.

Daniel Teixeira, diretor de projetos do CEERT, destaca a importância de incluir a temática como parâmetro estratégico da atuação. “Isso precisa fazer parte da atuação do investidor, dos seus grantees, e precisa haver métrica de equidade nos processos de avaliação. Essa é uma prática que poderia ter impacto imediato em relação às organizações que recebem recurso, por exemplo. É algo que deveria ser feito pelas fundações. É preciso tratar isso de maneira séria, com indicadores e metas de onde queremos chegar.”

“Temos mais de 50% de potência negra na sociedade brasileira. Vamos fazer o que com isso? Deixar essa população para trás sem direito a existir? Precisamos ter direito a existir, com possibilidade de acesso, de ascensão, de vida plena. Precisamos fazer mais de maneira propositiva, objetiva, não dá para ser só uma linha transversal. É um tema que perpassa muitas áreas, mas precisa ser feito com foco, trabalhar com a intenção que assunto e o momento exigem”, defendeu Selma.

A série

A série O que o ISP pode fazer por…? contempla ainda outros sete temas urgentes e relevantes da agenda pública nos quais a atuação do ISP se dá de forma ainda tímida: cidades sustentáveis, água, mudanças climáticas, direitos das mulheres, migrações e refugiados, segurança pública e gestão pública.

A estréia da iniciativa no X Congresso GIFE foi seguida de um intenso trabalho de pesquisa de conteúdo, escuta de atores referência nos temas e debates junto a interlocutores das mais diversas esferas (poder público, academia, organizações da sociedade civil, investimento social privado, entre outras) a partir da realização de workshops.

Esse trabalho resulta na produção de um vídeo e uma cartilha por tema. Todo o conhecimento e materiais produzidos serão disponibilizados no site da iniciativa.

Lançado em abril, o tema cidades sustentáveis inaugurou a série. Estão previstos para este ano o lançamento dos materiais dos demais temas da primeira rodada: água e mudanças climáticas. A segunda rodada – composta pelos temas direitos das mulheres, migrações e refugiados, segurança pública e gestão pública -, também será produzida em 2019.

A partir das cartilhas, uma coleção especial O que o ISP pode fazer por…?também será disponibilizada no Sinapse, a biblioteca virtual do GIFE. O projeto prevê ainda uma terceira fase com a inclusão de outros temas da agenda pública.

Erika Sanchez observa que essa produção de materiais antecede uma segunda etapa, que é a de mobilização e sensibilização dos investidores para que eles passem a incorporar esse olhar da diversidade da agenda pública no momento de pensar e rever suas estratégias de atuação. “A expectativa do GIFE com a iniciativa é fomentar pontes e conexões entre atores diversos em cada um dos temas, a fim de estimular a continuidade dos debates e uma atuação mais conjunta. Precisamos de múltiplos atores e soluções complementares para transformações sistêmicas”, ressalta.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Faces Negras

No mês em que completa 15 anos, o G1...

Arte de fã reúnem 28 artistas e heróis negros em um grande crossover

Enquanto no Brasil temos as comemorações ao redor de figuras históricas...

País tem proporção recorde de candidaturas de mulheres e negros

O Brasil deverá ter uma proporção recorde de candidaturas...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...
-+=