Escócia quer retratação de Neymar e CBF por acusação de racismo

Por Marcos Felipe

 

Federação do país manda carta à entidade exigindo pedido de desculpas. Segundo polícia inglesa, banana foi atirada por torcedor alemão no domingo

A Federação Escocesa de Futebol (SFA) escreveu uma carta à CBF requisitando um pedido de desculpas da entidade e de Neymar após a acusação de racismo durante o amistoso do último domingo, quando o Brasil venceu por 2 a 0 em Londres.

Em comunicado no site oficial, o presidente da SFA, Stewart Regan, afirmou que os torcedores escoceses se sentiram ofendidos com as reclamações dos brasileiros, pois a polícia inglesa informou que o responsável por jogar uma banana no gramado foi um jovem alemão que estava sentado na área reservada aos fãs brasileiros no Emirates Stadium.

– Brasil e Escócia já jogaram várias vezes, sempre em um ambiente colorido e amigável, e achamos que isso é necessário para apagar os eventos de domingo. Os torcedores escoceses ficaram realmente tristes e incomodados com estas acusações sem provas que colocam em dúvida sua reputação de bem-humorados e respeitosos. Para a questão ficar resolvida, e mostrar que os escoceses não estão envolvidos, nós achamos que a única maneira que podemos agir para defendê-los é pedir uma retratação do jogador e da CBF – disse Regan.

CBF não vai se retratar

Perguntado sobre o assunto, o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, disse não saber de nenhuma carta. E também afirmou que a entidade nada tem a ver com o problema.

– Se enviaram (a carta) eu não sei. Sei que a gente não deve se desculpar de nada. Você viu algo sobre o assunto no site da CBF? Não. Alguém da CBF falou sobre isso? Também não. Ou seja, não temos nada a ver com isso. Não temos que nos retratar de coisa alguma. E acho que nem o Neymar, pois ele não falou nada sobre a Escócia e, sim, sobre o racismo ser algo condenável no futebol – afirmou Paiva, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Entenda o caso

Logo depois do segundo gol de Neymar no domingo, um torcedor jogou uma banana no gramado durante a comemoração do craque do Santos, que também fez o primeiro da Seleção de Mano Menezes. Após a partida, o atacante reclamou do incidente.

– Esse clima de racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso país, vem jogar aqui e acontece isso. Prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve – disse ao SporTV.

Porém, segundo a polícia inglesa, o torcedor que atirou a banana no campo era alemão e não teria tido a intenção de fazer ofensa racista. Um dia depois do amistoso, Neymar disse a um canal de televisão da Inglaterra que não faria nenhuma reclamação formal sobre o incidente, pois considera que o caso “já é coisa do passado”. O alemão responsável por jogar a banana também não será punido pela polícia da Inglaterra.

 

Fonte: Globoesporte

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Congada 13 de maio: quarenta anos de história, tradição e fé

Ceiça Ferreira Mais uma vez os tambores das...

para lembrar

African-American Film Critics Association 2011: Os vencedores

Nesta vaga de premiações norte-americana, também os críticos de...

Etta James morre aos 73 anos

O soul, o blues e o gospel raras vezes...

Gabriel Tchiema no Festival Internacional de Jazz de Cape Town

O proclamado Festival Internacional de Jazz de Cape Town...

Ramires elimina o Barça ‘para nossa alegria’

Herói da classificação sobre o Barcelona vira sensação na...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=