As escolas britânicas registraram 87.915 incidentes racistas, como abusos físicos, insultos ou intimidação, entre 2007 e 2011, segundo números oficiais publicados nesta quarta-feira pela rede BBC.
As cidades onde houve mais casos com conotação racista foram Birmingham (centro da Inglaterra), com 5.752 incidentes, e Leeds (norte da Inglaterra), com 4.690. A localidade galesa de Carmarthenshire aparece na outra ponta, com apenas cinco.
Em algumas regiões inglesas, como Luton, Oldham, Croydon e Bedford, o número de incidentes racistas aumentou 40% entre 2008 e 2010. As escolas britânicas deviam reportar esses incidentes às autoridades locais, mas em 2011 o Governo de David Cameron suprimiu essa obrigação, e desde então o número total caiu em 18.996 casos.
Para Sarah Soyei, porta-voz da organização contra o racismo Show Racism the Red Card (“Mostre Cartão Vermelho para o Racismo”), essas estatísticas são só “a ponta do iceberg”.
“O racismo é um problema muito frequente em muitas salas de aula de todo o país, mas os casos de intimidação racista são contabilizados por baixo”, assegurou Soyei à BBC.
Em sua opinião, algumas áreas estão experimentando um aumento da islamofobia e da rejeição aos imigrantes do Leste da Europa e às comunidades ciganas.
Fonte: Terra