Escritor angolano participa em actividades sobre cultura negra

Canada,

Ottawa – O escritor angolano residente no Canada Francisco Alexander Fwallah participou na cidade de Edmonton, província de Alberta, nas actividades ligadas às celebrações da história e da cultura negra no norte da América, promovidas simultaneamente pelo governo federal canadiano e daquela província.

Durante o evento, comemorado este ano sob o lema “Ajudando a edificar o Cana

da de amanhã na unidade e diversidade e integração dos africanos na sociedade canadiana”, Francisco Fwallah procedeu a leitura de dois poemas seus, nomeadamente “I Have seen rivers” (Tenho visto Rios) e Black (negritude).

O escritor angolano co-participou igualmente na assinatura de autógrafos de uma antologia intitulada “Sol e Neve”, escrita por autores canadianos e africanos com o objectivo de angariar fundos a serem canalizados para um hospital no Ghana.

Francisco Fwallah, residente na cidade de Edmonton, nasceu em Angola na província do Uíge, município de Quinguangua. Tem publicado as obras “Quingungua Kikolo Meus Pensamentos” e “New Journey” (Nova Jornada).

Além do angolano, fizeram igualmente parte das comemorações artistas plásticos Lorien Maheu, do Hawai, Kofi Obuobi, do Ghana, Elsa Robinson, da Jamaica, e Fassil Yenie, da Etiopia, que apresentaram as suas obras centradas na beleza de África.

A história e cultura negra no norte da América é celebrada desde 1976, tanto no Canada como nos Estados Unidos da América, no mês de Fevereiro, para reflectir os feitos da diáspora africana. No Reino Unido comemora-se em Outubro.

Fonte: Jornal Floripa

+ sobre o tema

Nota de Pesar – Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC-SP, filósofo, sociólogo,...

São Paulo: 15º Festa do Divino . Dia do Levantamento do Mastro

18/05 (DOMINGO) . DIA DO LEVANTAMENTO DO MASTRO DA...

para lembrar

Especial | Um histórico das rappers destaque de cada década

Desde os primórdios do Hip Hop as mulheres tiveram...

Racionais MC’s: ‘Sobrevivendo no Inferno’ vira livro

Racionais MC’s, completa 30 anos, e lança livro do...

Fotógrafo feminista retrata cotidiano de mulheres africanas

Nana Kofi Acquah um fotografo feminista aproveita as viagens...

Rio dos Macacos apresentará denúncias à Comissão da Câmara

  Quilombolas do Rio dos Macacos se reunirão...
spot_imgspot_img

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

Ilê Aiyê celebra força das mulheres negras com oficinas gratuitas de música e dança em Salvador

Uma série de atividades promovidas pelo bloco Ilê Aiyê vai celebrar a força das mulheres negras nesta semana em Salvador. A entidade realiza, a partir...
-+=