domingo, outubro 2, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaEscritor angolano participa em actividades sobre cultura negra

Escritor angolano participa em actividades sobre cultura negra

Canada,

Ottawa – O escritor angolano residente no Canada Francisco Alexander Fwallah participou na cidade de Edmonton, província de Alberta, nas actividades ligadas às celebrações da história e da cultura negra no norte da América, promovidas simultaneamente pelo governo federal canadiano e daquela província.

Durante o evento, comemorado este ano sob o lema “Ajudando a edificar o Cana

da de amanhã na unidade e diversidade e integração dos africanos na sociedade canadiana”, Francisco Fwallah procedeu a leitura de dois poemas seus, nomeadamente “I Have seen rivers” (Tenho visto Rios) e Black (negritude).

O escritor angolano co-participou igualmente na assinatura de autógrafos de uma antologia intitulada “Sol e Neve”, escrita por autores canadianos e africanos com o objectivo de angariar fundos a serem canalizados para um hospital no Ghana.

Francisco Fwallah, residente na cidade de Edmonton, nasceu em Angola na província do Uíge, município de Quinguangua. Tem publicado as obras “Quingungua Kikolo Meus Pensamentos” e “New Journey” (Nova Jornada).

Além do angolano, fizeram igualmente parte das comemorações artistas plásticos Lorien Maheu, do Hawai, Kofi Obuobi, do Ghana, Elsa Robinson, da Jamaica, e Fassil Yenie, da Etiopia, que apresentaram as suas obras centradas na beleza de África.

A história e cultura negra no norte da América é celebrada desde 1976, tanto no Canada como nos Estados Unidos da América, no mês de Fevereiro, para reflectir os feitos da diáspora africana. No Reino Unido comemora-se em Outubro.

Fonte: Jornal Floripa

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench