Escritor Jeferson Tenório relata ataques racistas e ameaça: ‘CPF cancelado’

Enviado por / FonteSplash

O escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti 2021 com “O Avesso da Pele“, denunciou ataques e ameaças de morte recebidas nas redes sociais por causa de uma palestra a alunos de uma escola de Salvador, na Bahia.

Tenório informou ontem, em publicação no Instagram, que registrou boletins de ocorrência para a apuração do caso. “Nas ameaças anônimas diziam que se caso eu fosse na escola eu teria ‘meu CPF cancelado’, ou que ‘teria de fugir do país’ para não ser metralhado”, relatou.

“Decidi tornar estas ameaças públicas para me proteger e também para que estas pessoas saibam que elas não podem cometer esses crimes e acharem que tudo ficará por isso mesmo. Não ficará”, acrescentou o autor.

Segundo o escritor, prints das ameaças e ofensas foram encaminhados à polícia da Bahia e todas as medidas judiciais estão sendo tomadas.

“Por mais que saibamos que o Brasil se tornou um lugar de intolerância e discursos de ódio, para mim ainda é difícil compreender porque um escritor é atacado e ameaçado dessa forma tão violenta por falar de literatura numa escola”, disse Tenório.

Reportagem do jornal O Globo informou que as ameaças foram dirigidas ao vencedor do Jabuti após o anúncio de uma palestra dele na Land School, escola na capital baiana.

Sem garantia da segurança física do escritor, o evento aconteceu de forma virtual. Ao jornal, Tenório disse que realizou a conversa com os alunos e que não houve nenhum incidente.

Vencedor do Prêmio Jabuti do ano passado, “O Avesso da Pele” conta a história de Pedro, que, após a morte do pai – assassinado numa desastrosa abordagem policial -, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.

Em entrevista ao UOL em novembro, Jeferson Tenório explicou que a obra também é sobre si mesmo e as experiências sofridas por outras pessoas negras.

“Um corpo negro em um espaço público sempre é um corpo em risco. Não importa se estuda, tem doutorado ou mestrado, se carrega Dostoiévski na pasta. Diante de um policial, vai ser um corpo negro. É uma ameaça, precisa ser eliminado.”

Manifesto de autores apoia escritor ameaçado

Em manifesto, o grupo “Literatura & Liberdade”, composto por mais de 200 personalidades, condenou as ameaças sofridas por Jeferson Tenório e prestou solidariedade ao autor. O coletivo reúne nomes como Chico Pinheiro, Gregório Duvivier, Julia Lemmertz, Juca Kfouri, Zeca Camargo, entre outros.

Leia abaixo:

O Grupo “Literatura & Liberdade”, composto por mais de 200 escritores, cientistas, jornalistas e artistas vem aqui prestar solidariedade e proteção ao escritor Jeferson Tenório pelas ameaças de morte que sofreu, pelas redes sociais, por ocasião de palestra em uma escola na Salvador, Bahia, terra da liberdade.

O momento de ataque sistemático pelo qual passam as artes, a universidade, a ciência e toda fruição intelectual brasileira exige posição enérgica e duradoura na defesa da vida e da liberdade de expressão.

Jeferson, estamos do seu lado”

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos brasileiros negam o racismo

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos...

Juíza culpa vítima e inocenta PMs acusados de matar africano

Keka Werneck A justiça de Mato Grosso absolveu os policiais...

Uma charge racista e os haitianos em São Paulo

Como professora (também) de Ensino Médio e Pré-Vestibular, volta...

Nossa cumplicidade dissimulada com o racismo

Como ficou claramente comprovado no episódio e nas repercussões...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=