Hélio Santos rebate artigo de Serra sobre raça

Fonte: Folha de São Paulo – Painel do leitor –
Data:03/05/2009 –

“O governador José Serra fez detalhado e importante relato sobre o absurdo extermínio dos armênios pelos turcos (“Nenhum genocídio deve ser esquecido”, “Tendências/ Debates”, 24/4).

Porém suscita algumas ponderações a sua afirmação de que devem ser contidos os que “insistem em ressuscitar o conceito de raça e criar legislações baseadas na premissa de que elas merecem tratamento diferenciado pelo Estado”. Dar “tratamento diferenciado” a grupos étnicos é uma especialidade antiga do Estado brasileiro. Assim se deu na escravidão e em todo o processo de imigração. Sabe-se hoje que os esquadrões da morte mataram mais negros no Brasil do que a polícia da África do Sul em pleno regime de apartheid.
O governador está preocupado com o futuro, mas é fundamental não esquecer o presente. Há mais de 20 anos a Fundação Seade revela o tratamento discriminatório dado aos negros no mercado de trabalho em São Paulo.
Os que insistem na invisibilidade da questão étnico-racial desconhecem que ela está inercializada no DNA da nossa cultura de desenvolvimento, ocasionando o mais grave problema do país: a desigualdade, esta, sim, geradora permanente de ressentimentos e violência.”

HÉLIO SANTOS, presidente-fundador do Conselho do Negro do Estado de São Paulo (governo Montoro) e coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial da População Negra (governo FHC) (Salvador, BA)

+ sobre o tema

‘Há mais pessoas com celular que com banheiros no mundo’, diz ONU

Ricardo Senra Na manhã de hoje, depois de acordar, você...

O impeachment e a onda de autoritarismo

Diante da falência moral e ética de nossas instituições,...

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi

Fonte: UOLO que abre e o que...

Haters gonna hate: Quando Einstein aconselhou Marie Curie a ignorar o recalque

Marie Curie é um dos maiores cérebros do século...

para lembrar

Mundo terá 1 bilhão de famintos

Fonte: Tribuna do Norte Jamil Chade - Genebra (AE)...

Pescadoras ocupam Ibama na Bahia e denunciam racismo ambiental do governo

A solução para abafar a crise tem sido espalhar...

Abdias Do Nascimento: Um Homem Que Superou O Racismo Brasileiro

por Sergio da Silva Martins O racismo como toda espécie de...

A Premiação e comunidades negras reverenciam Michael Jackson

Fonte: New York Times -   Em todo o...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=