Espetáculo de dança EM CASA é atração infantil em fevereiro

O coreógrafo baiano Dejalmir Melo assina a obra infanto-juvenil EM CASA, inspirada no universo sonoro do musical “Os Saltimbancos”. O espetáculo inédito terá́ duas apresentações em fevereiro, sempre aos domingos, 21 e 28, exibidos às 16h no YouTube da Reforma Cia de Dança: encurtador.com.br/ijrGV

Concebido em 2015, o projeto é uma remontagem da obra “Na Rua”, criada há 8 anos por Melo com um grupo de alunos. Segundo o diretor da Reforma Cia de Dança, Guego Anunciação, “Em Casa” marca um novo tempo para a companhia, que pela primeira vez recebe um coreógrafo convidado.

Ao comentar o espetáculo, Anunciação afirma: “EM CASA surge com objetivo de criar proximidades nesses tempos difíceis, confortando corações de crianças que estão distantes das suas atividades, aguçando a sensibilidade e alegria da nossa própria criança e discutindo problemáticas urgentes, como a desigualdade, os lugares sociais, os animais e a natureza”.

Guego Anunciação(Esq.): diretor e coreógrafo da Reforma Cia de Dança e diretor geral do EM CASA.
/ Dejalmir Melo (Dir.): idealizador e coreógrafo do espetáculo. (Imagem enviada para o Portal Geledés)

EM CASA é um espetáculo de dança inédito em Salvador e conta com a concepção e coreografia de Dejalmir Melo, produção da Linoleo Produções (Paola Vasquez), balé da Reforma Cia de Dança (10 bailarinos) e direção geral de Guego Anunciação.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Para mais informações e novidades, acompanhe as redes sociais da Reforma Cia de Dança:

Site: www.guegoanunciacao.com.br/

Instagram/facebook: @ciareforma

Dejalmir Melo

Dejalmir Melo, nascido no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Periperi, é bailarino, coreógrafo e professor licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou seus estudos no curso profissionalizante de dança na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e integrou como bailarino as principais companhias do Brasil e do exterior.

É instrutor do Método Pilates licenciado pela Physiopilates/POLESTAR, e certificado em Gyrokineses. Trabalhou como preparador corporal para o Balé Teatro Castro Alves; Núcleo Viladança (BA), onde também foi ensaiador, e Balé Jovem da Bahia. Idealizador e diretor da Cia. Corpo D’água, onde desenvolve trabalho autoral com coreografias que já integraram festivais nacionais e internacionais.

Guego Anunciação

Guego Anunciação é Bacharel em Artes com Concentração em Estudos Coreográficos, Licenciado, Especialista e Mestrando em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Ele atua ainda como coreógrafo e diretor fundador da Reforma Cia de Dança e professor da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Em 2013, criou o Balé com Guego, onde tem se dedicado a ressignificar o ensino de balé clássico propondo uma configuração contracolonial.

Na jornada acadêmica, apresentou e escreveu artigos sobre o corpo negro no balé clássico e integrou como escritor os dois volumes do livro “Ágora: modos de ser em dança”, escrevendo sobre os corpos negros, racismo e balé clássico. Além disso, o artista dançou e ministrou workshops nacional e internacionalmente.

Reforma Cia de Dança

Fundada em 2011 pelo diretor e coreógrafo Guego Anunciação, a companhia soteropolitana independente já circulou em diversos teatros e centros culturais da Bahia, assim como no cenário internacional, adquirindo prêmios de fomento à cultura e participação em diversos festivais. Ela tem como um dos seus objetivos a produção de dança contemporânea no cenário baiano.

SERVIÇO

O que: Espetáculo de dança infanto-juvenil EM CASA

Quando: aos domingos, 21 e 28 de fevereiro

Horário: 16h

Onde: canal do YouTube da Reforma Cia de Dança – encurtador.com.br/ijrGV

Gratuito

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...