Este número de ballet inspirado em ‘Moonlight’ é pura poesia em movimento

Um dos principais trunfos de Moonlight: Sob a Luz do Luar, grande vencedor do Oscar 2017, é a fotografia de James Laxton – que faz uso impactante de densos tons de azul.

A partir dessa constatação, o coreógrafo Robert Battle, junto com integrantes da companhia de dança da Alvin Ailey American Dance Theater de Nova York, criou um número de ballet. O resultado expressa toda a poesia visceral vista no drama semi-autobiográfico do diretor Barry Jenkis.

Durante cerca de 2 minutos é possível ver os dançarinos Jamar Roberts, Christopher Taylor e Jeremy T. Villas em movimentos pontuados por um dos temas instrumentais presentes no filme – criado pelo compositor indicado ao Oscar Nicholas Britell.

Os três bailarinos estão sob uma luminosidade azul, que lembra o brilho da lua. Eles representam o protagonista, Chiron, nas três fases em que aparece no filme: infância, adolescência e idade adulta.

Seus corpos tentam dar conta da luta delicada e profunda de Chiron na compreensão e aceitação de si mesmo como homossexual. Há tensão, leveza, sensibilidade e muita expressividade sem a presença de uma palavra sequer.

O vídeo é assinado por Anna Rose Holmes, diretora do elogiado The Fits (2015) e conta, por meio da dança, uma história única. Assim como o filme, o vídeo quebra estereótipos ao explorar outras nuances do corpo negro.

Dê o play e se emocione:

Foto em destaque: Reprodução/ HuffPost Brasil

+ sobre o tema

Prêmio Abdias Nascimento lança catálogo em seis cidades

Nesta quarta-feira (21/3), Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação...

Coletivo Dúdú Badé: O grupo que ensina memória e cultura negra para crianças

Elas promovem atividades lúdicas e lançaram catálogo com reflexões...

Websérie Bantus entrevista atriz angolana

A atriz e apresentadora de TV Edusa Chidecasse é...

Resistência negra no cinema brasileiro: Um diálogo com a diretora Camila de Moraes

Fotografia: Alf Ribeiro O interesse pelo cinema surgiu quando a...

para lembrar

spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

Will Smith, após duas décadas afastado da música, vai cantar no Rock in Rio

O ator Will Smith, que também tem uma carreira paralela na música, virá ao Brasil neste mês de setembro para cantar no Rock in Rio. O anúncio foi...
-+=