Comunicado da Estrela a respeito da boneca Neguinha do Espanador, via e-mail da Assessoria de Comunicação
Do Viomundo
A Brinquedos Estrela esclarece que a exposição “Mail Art Cupcake Surpresa” faz parte de uma ação do MubE (Museu Brasileiro de Esculturas) e tem como curador responsável o designer Nelson Schiesari.
A participação da fabricante consistiu em atender à solicitação do museu e ceder 500 versões iguais em branco da boneca Cupcake Surpresa para serem customizadas por vários artistas ou aspirantes ao redor do mundo com total liberdade criativa.
A Brinquedos Estrela comunica que não tem intenção de fabricar nenhuma das versões da mostra e reafirma seu compromisso com o respeito à diversidade cultural, social e étnica.
Brinquedos Estrela
PS do Viomundo: Como é o correto e ético nessas situações, nós reproduzimos a íntegra da nota enviada pela Estrela em relação à nossa reportagem.
Ficam, porém, algumas perguntas, já que a exposição existe desde 2013:
Por que só agora, depois da denúncia do Viomundo, a Estrela se deu conta do racismo da boneca?
Por que a Estrela deixou esse tempo todo o seu nome associado à boneca “Neguinha do espanador”, como consta no estande da exposição?
Por que não vetou de imediato?
Hoje o Shopping Market Place, onde está sendo realizada a exposição, também se eximiu de qualquer responsabilidade. E eu pergunto por que só agora depois da nossa denúncia?
O Mube continua na muda. Por quê?
Precisou o caso ser denunciado, para que os parceiros envolvidos se dessem conta do racismo e tirassem o corpo fora. Se não houvesse a denúncia, nada teria acontecido. Mais uma vez prevaleceu o velho ditado: Filho feio não tem pai. Lamentável. Conceição Lemes
Leia Também:
‘Neguinha do Espanador’ Boneca da Estrela fere dignidade das crianças negras