Estudante acusa Salvador Shopping de racismo: “Três seguranças armados me pararam”

Ele fez desabafo no Facebook e diz que carregava seu notebook no centro de compras

O racismo ainda atinge a capital com o maior número de pessoas negras do Brasil. Um estudante negro foi às redes sociais, nesta quinta-feira (07), desabafar sobre um ato de preconceito racial que sofreu. Segundo ele, a agressão partiu de seguranças do Salvador Shopping, um dos maiores da capital baiana, localizado na Avenida Tancredo Neves.

No desabafo, ele diz por volta das 16h50, carregava um notebook, que seria levado à agência dos Correios do Sumaré, que fechava às 17h – o aparelho, com nota fiscal, iria para a assistência técnica localizada em São Paulo. No local, ele foi abordado por seguranças, já que a pressa dele por conta do horário teria chamado atenção dos funcionários.

O estudante entrou no shopping como atalho achando que teria mais segurança no local. “O funcionário do shopping disse que me parou porque tinha um C3 aberto e poderia ser meu […] O segurança ainda disse que tinha Correios no shopping e teve a cara de pau de me sugerir que usasse a de lá. Tive que explicar que só poderia colocar numa agência própria e não franqueada dos correios. Foram três seguranças armados”, relata.

“Eles me pararam por uns três minutos. Não queriam me deixar sair do shopping por estar com uma ‘atitude suspeita’. Só me liberaram quando liguei para a polícia pedindo viatura”, continua.

racismo2

Ao ser impedido de sair do shopping, o estudante conta que resolveu ligar para a polícia, mas, por causa do ato, acabou liberado pelos seguranças: “Acho que a sorte do shopping foi o meu atraso e o fato de não terem me prendido por mais tempo. Porque se eu perdesse mais tempo, conseguiria testemunhas e esperaria a polícia chegar”.

Ele falou ainda que resolveu fazer uma reclamação formal, além de um Boletim de Ocorrência. “Vou procurar um advogado pra ver o que posso fazer”, pontua. E finaliza: “Situações como esta devem ocorrer todos os dias, mas não queria que a minha passasse em branco e queria que se pelo menos as pessoas soubessem”.

Varela Notícias entrou em contato com a assessoria de comunicação do Salvador Shopping, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem e aguarda um posicionamento oficial do centro de compras.

 

 

Fonte: Varela Notícias

+ sobre o tema

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Racismo filho do fascismo

A luta para acabar com as repetidas manifestações de...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Estudantes do Congo acusam Brigada Militar de racismo no Rio Grande do Sul

Africanos acusam BM de racismo e constrangimento por Jessica...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=