Estudante africana é agredida a chutes dentro da Universidade Federal da Paraíba

Por: Marcio Alexandre M. Gualberto

 

 

JOÃO PESSOA – Uma estudante de Letras foi agredida a chutes dentro do campus da Universidade Federal da Paraíba na noite desta segunda-feira por um homem ainda não identificado. Ladija Tu, africana de 23 anos, estuda na universidade graças a um convênio entre o Brasil e a Guiné Bissau, seu país se origem.

 

Segundo testemunhas, Kadija andava por um dos corredores do Centro de Educação do campus quando foi abordada por um homem (que segundo informações extra-oficiais vendia cartões de crédito). Em determinado momento, ele teria dado uma cantada na estudante e depois feito alguns gestos obscenos contra ela. Quando Kadija exigiu respeito e se indignou, ele teria partido para agressões verbais e xingamentos racistas que culminaram na agressão física.

 

Estudantes intervieram e acionaram o setor de segurança da UFPB. Kadija precisou ser levada para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Já o agressor foi detido pela Polícia Militar e levado para a 4ª Delegacia Distrital do Geisel.

 

A assessoria de imprensa do hospital diz que ela levou vários chutes no abdômen e permanece em observação.

 

O homem, por sua vez, prestou depoimento e foi liberado em seguida. Amigos da vítima também foram ao local para prestar depoimento e oficializar denúncia contra o agressor.

 

Em frente ao Hospital, outros estudantes africanos fazem vigília a espera de notícias sobre a amiga. Sergi Katembera, que tem 24 anos e é do Congo, explicou que por não serem familiares da jovem os colegas não tiveram acesso ao interior do hospital, mas ele lembra que Katija não tem nenhum parente no Brasil.

 

Sergi disse também que já amanhã a comunidade africana na UFPB, em companhia de colegas brasileiros, vão decidir que tipo de protesto farão para denunciar o caso.

 

– Não podemos admitir que atos como este se repitam. É uma vergonha – lamentou.

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Enquanto houver racismo, não haverá democracia

Quando o joelho de um policial branco norte-americano sufocou...

UnB diz que liminar do DEM não ameaça sistema de cotas raciais

Agência Brasil   A decana de Ensino de...

O que vou ser quando crescer? O seu chão vai dizer

O que vou ser quando crescer? Era uma pergunta...

Tão linda e tão pequena

Vivia em mundinho , onde só ela cabia, Ia para...

para lembrar

spot_imgspot_img

Justiça militar absolve policiais que tinham levado homem amarrado

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo absolveu seis policiais militares (PMs) acusados de tortura contra um civil. O caso ganhou...

Justiça do Pará é acionada após audiência definir despejo de umbandista de sua própria casa

O Idafro (Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras) ingressou no Tribunal de Justiça do Pará com um habeas corpus em que pede a anulação de uma...

Eu nunca perco

Eu demorei pra entender um determinado incômodo que me tomou da cabeça aos pés na semana passada. Havia um outro sentimento junto, o da...
-+=