Estudante denuncia racismo à polícia após postagem de professor em SP

Professor universitário fez publicação em sua rede social em que uma estudante, de 18 anos, aparece. A jovem registrou boletim de ocorrência e o acadêmico nega ato de racismo.

Do G1 

Professor fez postagem em sua rede social com uma estudante negra em Santos, SP — Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Civil investiga um caso de injúria racial cometido por um professor contra uma universitária em Santos, no litoral de São Paulo. O acadêmico fez uma postagem em sua rede social afirmando que não conseguia assistir a um jogo de vôlei, que ocorria na quadra da instituição onde ele leciona. Na frente dele, estava uma estudante negra, de 18 anos.

O professor nega ato de racismo e a universidade em que ele trabalha e onde ocorreu o jogo não se manifestou.

A vítima mora em Praia Grande, cidade vizinha, e fez um desabafo que repercutiu na web. Ela conta que estava assistindo ao jogo, pois amigos participavam da competição. Como o ginásio estava lotado, optou por ficar em pé e afirma que não notou que estava atrapalhando outras pessoas.

A publicação foi feita pelo professor de Educação Física Marcos Lozano na conta pessoal dele no Instagram. Ele publicou uma foto em que a estudante aparece de costas com a legenda: “assim fica difícil assistir o jogo (sic)”. A postagem teve mais de 100 curtidas antes de ser apagada.

Em seguida, o professor respondeu a um seguidor que o questionou se a pessoa que estava na foto era um ex-jogador de futebol. “Só sei que se plantou na minha frente sem cerimônia (sic)”, escreveu o acadêmico. Os comentários seguintes criticam a postagem feita por ele.

Caso é investigado pela Delegacia Sede de Praia Grande, SP — Foto: Andressa Barboza/G1

A universitária fotografada pelo acadêmico foi alertada da imagem dois dias depois do ocorrido, após uma amiga avisá-la. A jovem entendeu que a publicação do acadêmico foi um ato de racismo e o denunciou formalmente à polícia, que abriu investigação para apurar o que aconteceu.

Sobre a publicação, Lozano pediu desculpas e afirmou por e-mail ao G1 que não é racista e não teve a intenção de ofender ou discriminar ninguém. De acordo com o professor, a postagem foi deletada de imediato, e nela quis somente retratar a dificuldade em assistir ao jogo.

“Tenho alunos, ex-alunos, atletas e pessoas que me conhecem e sabem da minha postura e índole como ser humano e que, diferentemente do que estão postando, não sou racista e nunca discriminei quem quer que seja”, declarou o professor. (leia a nota completa abaixo)

O caso foi registrado pela delegada Lyvia Cristina Bonella, da Delegacia Sede da Praia Grande, como injúria racial. O caso segue em investigação, segundo a Secretaria de Segurança Pública. O Código Penal prevê pena de reclusão de um a três anos e multa para este tipo de crime.

A universidade onde o professor leciona e onde ocorreu o jogo não quis se manifestar.

Nota do professor:
“Venho por meio deste post me defender de acusações feitas contra minha pessoa em rede social. Tenho alunos, ex-alunos, atletas e pessoas que me conhecem e sabem da minha postura e índole como ser humano e que, diferentemente do que estão postando, não sou racista e nunca discriminei quem quer que seja. Fiz uma postagem em meu Instagram que foi deletada de imediato, sobre a dificuldade em visualizar um jogo o qual filmava. Em nenhum momento falei ou discriminei qualquer pessoa presente no local.

Aproveito para pedir desculpas a todos que se sentiram ofendidos, não houve essa intenção em momento algum.”

+ sobre o tema

para lembrar

Empresa de Franca é condenada por racismo

Fonte: Cosmo Online - No setor em que um funcionário...

Entidades negras repudiam racismo em ônibus de São Paulo

Pedofilia é crime. Racismo também é! Do Jornalistas Livres   Entidades, ativistas e...

Ministro da Igualdade Racial diz que falta de punição estimula casos de racismo

Fonte: G1 Ele citou agressão contra negro suspeito de...

Airbnb e Uber mostram como funciona o racismo na era digital

Casos de preconceito em aplicativos revelam que a economia...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=