Yuri Marçal denuncia caso de racismo em carro de aplicativo

O humorista carioca Yuri Marçal denunciou na noite desta terça-feira um episódio de racismo que sofreu durante uma viagem a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em uma rede social, ele publicou o vídeo no qual contou que após entrar em um carro solicitado pelo aplicativo Uber, o motorista disse que “ele não ficasse atrás dele” senão “teria que dar um tiro“.

Por Rafael Nascimento, do Extra

O humorista Yuri Marçal relatou episódio de racismo no perfil dele em uma rede social Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com o relato do humorista, ele estava em um hotel, após uma apresentação em Porto Alegre, e seguiria para Farroupilha, onde faria outro show, e solicitou o veículo pelo aplicativo para fazer esse trajeto acompanhado de um produtor.

“Meu produtor entrou na frente e eu entrei atrás. Aí, o racista falou para que eu não ficasse atrás dele, senão ele teria que me dar um tiro”, disse o humorista no vídeo, que antes relatou estar “tremendo” e “emocionado” por conta do episódio.

Marçal falou ainda que ele e o produtor, questionaram o motorista se “era isso mesmo?”, antes de receberem a resposta de que o comportamento seria por “motivos de segurança”.

“Mandei ele tomar no c# e se fod#$@, falei para o Erick (produtor) cancelar a viagem e desci do carro em movimento mesmo”, afirmou ele em outro trecho do vídeo, cuja legenda trazia os dizeres: “Acabei de ser ameaçado por um racista do Uber”.

Até a manhã desta quarta-feira, a postagem do humorista já acumulava quase 50 mil curtidas. Fãs e artistas postaram mensagens de apoio a Marçal. O humorista informou que nesta manhã tomaria todas as medidas judiciais cabíveis em relação ao caso.

“Estou aqui para o que precisar”, postou o artista Lázaro Ramos.”Estou com você”, escreveu a atriz Juliana Alves.”Se precisar de qualquer coisa, conta comigo, irmão. Fiquei enjoado vendo isso”, disse o youtuber Felipe Neto. Pretinho da Serrinha, Tia Má, Victor Sarro e Helio de La Peña também enviaram mensagens de apoio a Marçal.

O perfil oficial do aplicativo Uber no Instagram, também fez um comentário na postagem do humorista:

“Oi, Yuri. Sentimos muito que você tenha passado por isso. A Uber tem uma política de tolerância zero a qualquer forma de discriminação nas viagens com o App. Assim que soubemos do caso, entramos em contato com o usuário para oferecer apoio e tomamos as medidas necessárias em relação ao motorista”, diz a mensagem.

+ sobre o tema

Por preconceito, negros inteligentes são vistos como brancos

    por Carol Castro Pare e pense: ninguém se envergonha em...

Mãe luta para salvar vida de filho baleado por policiais

Fausto Salvadori Filho Valter de Assis perdeu o reto e...

Racismo à brasileira já estabeleceu suas regras e impôs seus limites

A morte da menina Fernanda Adriana Pinheiro, de 7...

Protagonismo feminino e negro no novo governo empaca

Foi Sueli Carneiro, filósofa, líder do movimento de mulheres...

para lembrar

PF deflagra Operação Net Control contra pornografia infantil e racismo

    Recife/PE - A Polícia Federal deflagrou, hoje...

Ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um estudo realizado pela Plano CDE sobre a Lei...

Mulher negra é impedida de ser batizada por pastor por ter cabelo crespo

O caso aconteceu na Igreja Assembleia de Deus de...

A reação conservadora à expressão da juventude negra da periferia

  A repressão aos rolezinhos patrocinada pelos interesses...
spot_imgspot_img

PM que arremessou homem de ponte na Zona Sul de SP é solto após Justiça conceder habeas corpus

A Justiça concedeu habeas corpus para o policial militar Luan Felipe Alves Pereira, preso por arremessar um jovem de 25 anos de uma ponte na Vila...

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista...

Filme aborda erros judiciais e racismo em reconhecimento fotográfico

Treze processos criminais e cinco anos detido em sistema prisional. A ficha é extensa, mas quem responde por ela é uma pessoa inocente, absolvida...
-+=