terça-feira, setembro 21, 2021
InícioQuestão RacialCasos de RacismoEstudante que coloriu de marrom ilustrações da Turma da Mônica, em Nova...

Estudante que coloriu de marrom ilustrações da Turma da Mônica, em Nova Iguaçu, festeja a repercussão de sua atitude na prova

O desenho da Turma da Mônica na capa da prova era apenas ilustrativo, menos para Cleidison de Sena Coutinho, de 10 anos. O aluno do 5º ano da Escola municipal Professora Irene da Silva Oliveira, em Vila de Cava, Nova Iguaçu, resolveu colorir a ilustração com lápis marrom para representar o negro e viu seu desenho ganhar as redes sociais.

Por Lígia Modena, do Exame 

blank
Foto: Reprodução/Facebook

Ainda surpreso com a dimensão que sua atitude tomou, o estudante se disse cansado de só ver personagens brancos e revelou que não foi a primeira vez que tomou tal atitude.

— Já fiz isso algumas vezes, mas nunca na escola, muito menos numa prova. Mas estou cansado de só ver personagens brancos. Sou muito orgulhoso de ser negro — afirma Cleidison.

Ontem, no primeiro dia de aula após o caso ganhar repercussão, ele foi festejado na escola pelos colegas de turma:

— Fiquei muito sem graça. Estou assustado ainda. Todo mundo veio falar comigo.

Para a professora que divulgou o desenho, Joice Oliveira Nunes, Cleidison nada mais fez do que uma manifestação artística contra a falta de representatividade das crianças negras nos desenhos.

— Nós temos sim personagens negros, mas são muito poucos — comenta Joice.

Já a mãe dele, Maria Inês de Sena, é só orgulho da atitude de Cleidison, que foi elogiada até pelo cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma do Mônica.

— Meus filhos são todos negros e fico feliz pela atitude que ele teve — analisa.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Marcondes, considerou a atitude bastante positiva e elogiou a atitude do aluno:

— Trabalhamos com ações afirmativas para valorizar o negro. Organizamos trabalhos e feiras nas escolas sobre a cultura africana.

 

Leia Também: 

Aluno do 5º ano faz ‘protesto’ contra racismo em prova de escola em Nova Iguaçu

Fonte: Exame 

RELATED ARTICLES