Estudantes negros de medicina posam para foto em antiga fazenda de escravos

Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane, nos EUA, viralizou nas redes sociais com uma foto poderosa em uma antiga fazenda de escravos em Louisiana. A imagem, segundo eles, ilustra a “resiliência ancestral”.

No Universa

Imagem: Reprodução/Instagram/@_botttt

A ideia da foto na frente partiu de Russell Ledet, que reuniu os colegas para o clique em que todos eles aparecem usando jalecos brancos. Atualmente, o local hospeda um museu.

“Somos os sonhos mais ferozes dos nossos antepassados”, escreveu a estudante Sydney Labat. “Como médicos em treinamento, estávamos nos degraus do que antes era o local de escravos para nossos ancestrais. Essa foi uma experiência tão poderosa e me levou às lágrimas. Para os negros que seguem uma carreira na medicina, continuem. Para toda a nossa comunidade, continuem se esforçando. A resiliência está no nosso DNA”.

“Minha filha de 8 anos disse: ‘Pai, significa muito ser um médico negro na América. Se você pensa sobre onde começamos … chegamos longe ”, explica ele. “Eu estava tipo ‘Você está certa, acho que mais de nós devemos ver isso”, disse ele à People.

Dessa forma, Russell propôs a ideia aos colegas, destacando como a imagem poderosa ilustraria “a conexão entre o passado e o presente da América”, além de promover a união entre os alunos, enquanto eles seguiam uma carreira que, segundo ele, carece de diversidade.

“Para nós, a luta na faculdade de medicina é real”, disse. “Todos nós seremos médicos, mas, além disso, todos nós seremos médicos negros”.

+ sobre o tema

Minicurso abordará história das religiões afro-brasileiras

As religiões afro-brasileiras, que foram introduzidas na cultura brasileira...

Movimento negro com mais peso no Valongo

Comitê do cais toma posse com dez entidades de...

Uma lista para 365 dias de consciência negra

Uma lista para 365 dias de consciência negra. CERTA VEZ,...

para lembrar

Empresários negros baianos debatem ações na Copa do Mundo

A voz do empresariado negro baiano foi ouvida durante...

‘Jovem Quilombola’ em Oeiras, segunda-feira (23/01)

78% da população que vive em situação de extrema...

Luz para Todos fará mais de 400 mil novas ligações elétricas até 2014, diz presidenta

por Paula Laboissière Brasília – A presidenta Dilma Rousseff...

Cultura africana em exposição no ‘Botuáfrica’ 2012

Neste sábado (31), a Prefeitura de Botucatu, através da...
spot_imgspot_img

Não entraria em avião pilotado por cotista?

"Responda com sinceridade, leitor. Você entraria confortavelmente num avião conduzido por alguém que, pelo fato de pertencer à minoria desfavorecida, recebeu um empurrãozinho na...

Somente 7 estados e o DF têm cotas para negros em concursos públicos. Veja quais

Adotadas no Executivo federal, as cotas raciais nos concursos para entrada no serviço público avançam em ritmo bem lento nos outros níveis de governo,...

Lula sanciona hoje nova lei de cotas universitárias; entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona, nesta segunda-feira (13/11), a nova lei de cotas, atualização que reserva pelo menos 50% das vagas...
-+=