Estudantes negros de medicina posam para foto em antiga fazenda de escravos

Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane, nos EUA, viralizou nas redes sociais com uma foto poderosa em uma antiga fazenda de escravos em Louisiana. A imagem, segundo eles, ilustra a “resiliência ancestral”.

No Universa

Imagem: Reprodução/Instagram/@_botttt

A ideia da foto na frente partiu de Russell Ledet, que reuniu os colegas para o clique em que todos eles aparecem usando jalecos brancos. Atualmente, o local hospeda um museu.

“Somos os sonhos mais ferozes dos nossos antepassados”, escreveu a estudante Sydney Labat. “Como médicos em treinamento, estávamos nos degraus do que antes era o local de escravos para nossos ancestrais. Essa foi uma experiência tão poderosa e me levou às lágrimas. Para os negros que seguem uma carreira na medicina, continuem. Para toda a nossa comunidade, continuem se esforçando. A resiliência está no nosso DNA”.

“Minha filha de 8 anos disse: ‘Pai, significa muito ser um médico negro na América. Se você pensa sobre onde começamos … chegamos longe ”, explica ele. “Eu estava tipo ‘Você está certa, acho que mais de nós devemos ver isso”, disse ele à People.

Dessa forma, Russell propôs a ideia aos colegas, destacando como a imagem poderosa ilustraria “a conexão entre o passado e o presente da América”, além de promover a união entre os alunos, enquanto eles seguiam uma carreira que, segundo ele, carece de diversidade.

“Para nós, a luta na faculdade de medicina é real”, disse. “Todos nós seremos médicos, mas, além disso, todos nós seremos médicos negros”.

+ sobre o tema

Relatoria visita Piauí para investigar situação da Educação Quilombola

A Relatoria do Direito Humano à Educação estará de...

Olinda comemora o Dia da Consciência Negra

Por Ana Cláudia Ribeiro A Prefeitura de Olinda preparou várias...

para lembrar

Programação de novembro do Sacolão das Artes

Programação de novembro do Sacolão das Artes Eis a lista...

17/11 – Homenagem ao Seu Nenê da Vila Matilde

Homenagem ao Seu Nenê da Vila Matilde Câmara...

20 de novembro de 2010 – Dia Nacional da Consciência Negra

  por Reinaldo Bugarelli Dia Nacional da Consciência negra é um...
spot_imgspot_img

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O...

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...
-+=