Estudantes quilombolas de MT terão programa de ação afirmativa em universidade federal

FONTEDo Só Notícias
Mayke Toscano

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou a criação do Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas em cursos da instituição em Mato Grosso. Serão destinadas cem vagas anuais para processo seletivo destinado exclusivamente a alunos de comunidades tradicionais de quilombos, que poderão ingressar em um dos 106 cursos da UFMT.

A criação do programa é considerada uma vitória importante na política de ações afirmativas, como enfatiza Antônio Santana, superintendente de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. “É mais uma conquista dos povos quilombolas que vêm lutando pelo acesso à educação no ensino superior. A superintendência continua priorizando as atividades nas áreas quilombolas com o fortalecimento do acesso dos povos quilombolas à informação que auxilie na sua formação acadêmica”, frisou, acrescentando que o diálogo para a criação do programa vem sendo construído desde 2013 com a UFMT, com a participação de instituições federais, estaduais e sociedade civil.

A criação do programa de inclusão de estudantes quilombolas foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT pelo período de dez anos a partir de 2017. O programa terá um processo seletivo distinto e será gerido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFMT que será responsável pela administração das vagas.

Para ter acesso ao programa o estudante necessita ser oriundo e ter cursado o ensino fundamental e médio em comunidades quilombolas. Em Mato Grosso existem 71 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada à promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira e ligada ao Ministério da Cultura. A maior comunidade quilombola em Mato Grosso é a Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento. Em todo o estado estima-se uma população de mais de 7 mil pessoas nas 71 comunidades certificadas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, no ano passado 192 alunos quilombolas cursaram o 3º ano do Ensino Médio. A maior demanda está no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá). Só na escola quilombola Verena Leite de Brito, são 136 estudantes que cursaram o 3º ano em 2016.

-+=
Sair da versão mobile