Estudo analisa saúde pública para negros


O acesso da população negra do Grande ABC aos serviços e informações na área da Saúde foi o foco da pesquisa feita pelo sociólogo e pesquisador da Faculdade de Medicina do ABC, Deivison Mendes Faustinol.

Durante os estudos, o pesquisador identificou algumas características, como o pouco acesso à literatura sobre Saúde referente à população negra.

A pesquisa foi feita a partir do cadastro de 135 organizações nas sete cidades, classificadas de acordo com a atividade principal, sendo também selecionadas 11 entidades religiosas de matriz africana. A avaliação foi dividida em duas partes. Do total, 41 organizações participaram da primeira e 33 da segunda.

“Queremos, através dos movimentos negros que já existem e são fortalecidos na região, ajudar a enfrentar as desigualdades e preconceitos que existem no sistema de saúde para os negros. Por exemplo, quando um homem negro chega ao hospital com pressão arterial alta, muitos funcionários às vezes pensam que é por problemas com alcolismo”, explica Faustino.

O pesquisador apurou também que as mulheres negras são mais vítimas da Aids que as brancas. Enquanto a taxa de mulheres brancas acometidas pela doença em 2000 foi de 10,61 para cada 100 mil habitantes, entre as negras foi mais do que o dobro, 21,49. No caso dos homens a discrepância é semelhante: 22,77 para brancos contra 41,75 para negros.

Sonia Maria de Souza Raimundo, integrante da ONG Negra Sim, de Santo André, lembra da necessidade de acelerar o Plano Municipal de Saúde da População Negra. “Esse projeto precisa sair do papel”, salienta Sonia.

 Fonte: Diario do ABC

+ sobre o tema

Mulher Negra é tema do Educação em Pauta

A 10ª edição do Programa Educação em Pauta vai...

Ebola: a omissão da indústria farmacêutica

Autoridade de Saúde Pública da Inglaterra toca em velha ferida:...

Deputada Leci Brandão em ato contra a Privataria da TV Cultura

Deputada Leci Brandão em ato contra a privataria da...

Senado aprova projeto sobre proteção a vítimas e testemunhas

De acordo com o projeto, o juiz tomará antecipadamente...

para lembrar

Imprensa brasileira se rende ao protagonismo de Lula

Por: Iram Alfaia   O acordo assinado entre o Brasil, Turquia...

Não é só xenofobia, é ignorância. Por Carmen Guerreiro

  Não é só a vaia de recepção aos médicos...

Saúde mental x democratização do ensino: como a diversidade pode brecar casos de suicídio

A conquista de uma cadeira no ensino superior em...
spot_imgspot_img

Respeitar o descanso causa mudança radical, diz Tricia Hersey, a ‘Bispa do Cochilo’

Depois de seis anos à frente do "Ministério do Cochilo", um mix de movimento cultural com arte performática criado por ela, que se autointitula...

Em seminário paralelo do G20, organizações convocam bancos a discutir programa efetivo no empoderamento de afrodescendentes

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Geledés – Instituto da Mulher Negra, ONU Mulheres, Civil 20 (C20) e Women 20 (W20), ao lado...

Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta

A partir desta terça-feira (10) serão disponibilizadas para quase 1 milhão de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) as imagens dos cartões de resposta....
-+=