“Tenho o vírus da Aids, e o meu namorado não”

Tenho HIV, e o meu namorado não. Um dia estourou a camisinha, fomos ao hospital e disseram que o coquetel para prevenção só é indicado para profissionais de saúde que lidam com soropositivos e se machucam. É verdade isso?

MUITOS CASAIS (hétero e homossexuais) vivem hoje uma situação similar à descrita na dúvida desta semana, ou seja, são “sorodiscordantes”. Isso quer dizer que um deles é soropositivo (contaminado com HIV) e o outro não!

Essa situação exige alguns cuidados especiais para evitar que o outro venha a se infectar pelo HIV. O primeiro cuidado é usar preservativo em todas as relações sexuais, inclusive no sexo oral, para garantir uma segurança maior.

Outra questão é a profilaxia de emergência (uso de coquetel de medicamentos contra o vírus por um curto período de tempo) caso um dos dois tenha sido exposto a uma situação de risco, como a camisinha estourar.

Assim, essa medicação deve ser iniciada logo após o “acidente de percurso”. Os especialistas acreditam que essa profilaxia diminui o risco de contaminação.

Vocês fizeram o procedimento correto e deveriam ter recebido informação e atendimento mais adequados. Sempre que tiverem algum tipo de dúvida em relação a DST/Aids, entrem em contato com o disque-saúde (0800-611997) ou chequem o site aids.gov.br.

Se seu namorado já está em um esquema de tratamento (coquetel) e tem carga viral indetectável (HIV no sangue não é detectado), é bom lembrar que, recentemente, alguns trabalhos científicos dizem que a transmissão nessas condições tem risco menor.

Essa é uma informação que ainda precisa ser checada e testada. Mas lembre-se de que isso não substitui a camisinha de forma alguma! Nesse momento, conversem com um infectologista, OK?

+ sobre o tema

Ultrassom israelense que destroi tumores chega a SP

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo...

Debate sobre os médicos me dá vergonha – Por: Gilberto Dimenstein

O perfil dos médicos cubanos é o seguinte: em...

Eu, o SUS, a Ironia e o Mau Gosto

Do site Sociedade Sustentável por Nina Crintzs “Pois é, o...

Brasileiro que ajudou infectados com ebola relata dificuldades na África

Médico paranaense Maurício Ferri passou 20 dias em Serra...

para lembrar

Ultrassom israelense que destroi tumores chega a SP

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo...

Policiais da UPP realizam parto em calçada

Após supostamente não ser atendida em hospital municipal, policiais...

SUS é elogiado na “20º Conferencia Internacional Aids 2014”

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi elogiado durante a principal...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=