“Tenho o vírus da Aids, e o meu namorado não”

Tenho HIV, e o meu namorado não. Um dia estourou a camisinha, fomos ao hospital e disseram que o coquetel para prevenção só é indicado para profissionais de saúde que lidam com soropositivos e se machucam. É verdade isso?

MUITOS CASAIS (hétero e homossexuais) vivem hoje uma situação similar à descrita na dúvida desta semana, ou seja, são “sorodiscordantes”. Isso quer dizer que um deles é soropositivo (contaminado com HIV) e o outro não!

Essa situação exige alguns cuidados especiais para evitar que o outro venha a se infectar pelo HIV. O primeiro cuidado é usar preservativo em todas as relações sexuais, inclusive no sexo oral, para garantir uma segurança maior.

Outra questão é a profilaxia de emergência (uso de coquetel de medicamentos contra o vírus por um curto período de tempo) caso um dos dois tenha sido exposto a uma situação de risco, como a camisinha estourar.

Assim, essa medicação deve ser iniciada logo após o “acidente de percurso”. Os especialistas acreditam que essa profilaxia diminui o risco de contaminação.

Vocês fizeram o procedimento correto e deveriam ter recebido informação e atendimento mais adequados. Sempre que tiverem algum tipo de dúvida em relação a DST/Aids, entrem em contato com o disque-saúde (0800-611997) ou chequem o site aids.gov.br.

Se seu namorado já está em um esquema de tratamento (coquetel) e tem carga viral indetectável (HIV no sangue não é detectado), é bom lembrar que, recentemente, alguns trabalhos científicos dizem que a transmissão nessas condições tem risco menor.

Essa é uma informação que ainda precisa ser checada e testada. Mas lembre-se de que isso não substitui a camisinha de forma alguma! Nesse momento, conversem com um infectologista, OK?

+ sobre o tema

Outubro Rosa: desafios na luta contra o câncer de mama em mulheres idosas

No cenário da campanha Outubro Rosa, que tem como...

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

A epidemia das cesáreas brasileiras chega ao Congresso

Mulheres em ato pela humanização do parto, em 11...

Bebês com três pais serão possíveis a daqui dois anos, dizem cientistas

James Gallagher Cientistas britânicos dizem que, em mais dois anos,...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Projetos em andamento no Geledés ano 2013

O Geledés Instituto da Mulher Negra completa hoje 25...

Morto na porta de hospital sofreu discriminação, diz família

Familiares do vigilante que morreu após ser vítima de...

Polícia britânica ‘atirou apenas três vezes’ em um ano

Os números chamam atenção quando comparados aos de outros...
spot_imgspot_img

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase...

Anvisa cancela registro de mais de 1,2 mil pomadas de modelar cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta sexta-feira (29) os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou...
-+=