Estudo: empresas que contratam LGBT ganham eficiência

Impensável. Era essa a resposta quando alguém perguntava ao recrutador sobre a possibilidade de contratar profissionais assumidamente LGBT. Na maioria das vezes, o candidato precisava omitir a sua orientação sexual tanto no momento da entrevista quanto na rotina de trabalho.

por Roberta Queiroz no Panrotas

O preconceito, obviamente, ainda existe e reproduz cenários como esse. No entanto, a demanda pelo respeito e inclusão tem ganhado força ao longo dos últimos anos e, consequentemente, empregado essas pessoas graças ao seu potencial e não aos seus gostos e interesses pessoais.

Apple, IBM, Facebook e Starbucks são algumas das grandes empresas que se engajaram e se transformaram em referência global quando o assunto é inclusão de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em suas equipes e cargos de liderança. O interesse, segundo as marcas, não é estritamente financeiro. Há um quê de justiça social.

“O que buscamos é construir um espaço em conjunto, oferecendo as mesmas oportunidades a todos. O retorno financeiro, se vier, é apenas uma consequência”, argumentou a diretora de Diversidade e Inovação da IBM no Brasil, Adriana Ferreira.

A consequência, inclusive, foi comprovada por uma pesquisa recém divulgada pela revista Management Science. Após entrevistar cinco mil empresários norte-americanos, o estudo comprovou que as empresas que empregam profissionais LGBT tiveram aumento de 8% nos registros de patentes. Segundo os pesquisadores responsáveis pela análise dos dados, esses trabalhadores são mais criativos e estão dispostos a arriscar.

Questionada sobre o resultado, a diretora de Diversidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), Jorgete Lemos, afirmou que a explicação desse fenômeno habita nos corredores das próprias empresas. “A partir do momento em que se contrata um funcionário assumidamente homossexual promove-se um ambiente igualitário que vai instigá-lo a criar e fazer inovações”, observou.

BRASIL
Como citado anteriormente, o preconceito ainda é realidade. Uma pesquisa promovida pela empresa de recrutamento e seleção Elancers com dez mil empregadores indicou que 20% das empresas com base no Brasil negam a contratação de homossexuais. O documento também mostra que 7% não contratariam um LGBT “de modo algum”, enquanto 11% só pensam na possibilidade de contratação se o profissional fosse impedido de chegar a um cargo de chefia.

O medo de vincular a imagem da empresa ao movimento LGBT é o argumento número uma das companhias. O diretor e presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, repreendeu o resultado. “As empresas estão perdendo profissionais excepcionais. Precisamos avançar e deixar de lado os tabus e os costumes que adquirimos com o tempo, porque quem detém o conhecimento não é só uma classe social, mas toda a humanidade”, disse.

+ sobre o tema

Pai e filha mudam de gênero juntos nos EUA

Caso ocorreu em Detroit e chamou atenção no mundo Do...

Mapa de direitos LGBT e dados sobre violência mostram divisões e contradições

Dados sobre legislação e violência relacionada à comunidade LGBT...

‘A sociedade está preparada para nos separar’: O amor entre dois homens que emocionou o mundo

'A sociedade está preparada para nos separar': O amor...

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

para lembrar

Classe C se consolida no setor de microfranquia no Brasil

Por: Alana Gandra O empreendedorismo por meio de microfranquias é...

Pesquisa confirma: negros são desfavorecidos no setor metalúrgico

Uma pesquisa encomendada pela  Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT...

Banco do Brasil abre concurso com 2499 vagas em 2015!

O Banco do Brasil está com concurso público aberto...
spot_imgspot_img

Mapeamento identifica projetos de lei que tentam limitar discussão de gênero e sexualidade

Geledés Instituto da Mulher Negra mapeou dezenas de projetos de lei federais, estaduais e municipais que tentam limitar discussão de gênero e sexualidade e...

OAB SP. 4° Congresso Internacional de Direito da Diversidade da OAB SP

Clique aqui para acessar a programação do evento ou copie e cole a URL: https://sites.google.com/oabsp.org.br/congressointernacional-lgbtqia Promoção: Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP Apoio: Comissão...

Itaú Unibanco e Mais Diversidade lançam edital para incentivar projetos de valorização da diversidade LGBT+

Inscrições podem ser feitas até novembro por pessoas físicas e jurídicas em todo o Brasil no Catraca Livre Visando a promoção de questões que envolvem o...
-+=