Etiópia, judaísmo e o mito fundador – Por: DIOGO BERCITO

Quero aproveitar o ensejo para escrever aqui sobre uma de minhas pinturas prediletas no complexo religioso do Santo Sepulcro –um quadro pendurado em uma capela anexa à basílica, retratando o encontro entra a rainha de Sabá e o rei Salomão. Infelizmente, não encontrei a pintura para publicar aqui no blog, então usei acima uma gravura do italiano Piero della Francesca (século 15) sobre o mesmo tema.

A imagem, escondida em um canto de uma capela escura e puída no coração de Jerusalém, registra um momento importantíssimo da história do judaísmo e também do povo etíope. O encontro entre a rainha de Sabá e o rei Salomão é, afinal, o mito fundador que une a Etiópia a essa religião monoteísta.

O épico etíope “Kebra Negast” afirma que os etíopes descendem de tribos israelitas trazidas à região pelo filho da rainha de Sabá e de Salomão. A lenda também diz que ele levou ao país a Arca da Aliança, que guardava as tabletas dos Dez Mandamentos recebidos por Moisés.

Não à toa as ondas de imigração etíope para Israel, no século 20, foram chamadas de Operação Moisés (1984) e Operação Salomão (1991).

Esses judeus de origem africana, porém, não encontraram em Israel a mesma recepção dada a outros grupos de imigrantes. Alvos de preconceito, eles hoje se concentram em regiões periféricas do país e vivem em uma comunidade pouco aberta.

Os judeus etíopes são facilmente identificados, nos arredores da estação central de ônibus de Tel Aviv, pelas vestes brancas rituais e os penteados elaborados de suas mulheres. Em Jerusalém, em dias festivos, eles se reúnem em restaurantes típicos, como os da rua Jaffa.

Nos anos 90, a comunidade foi o centro de uma polêmica, ao ser noticiada a prática de descartar doações de sangue de etíopes. Recentemente, relatos de contracepção forçada de novos imigrantes vindos da Etiópia deram conta de que o preconceito ainda é fato no país.

Uma pesquisa com base em dados econômicos de 2010 realizada pela Universidade Bar-Ilan mostra que imigrantes etíopes têm salário entre 30% e 40% menor em comparação com árabes-israelenses —que também reclamam da discriminação.

O levantamento compara apenas trabalhadores de ambos os grupos quando entram no mercado de trabalho, sem experiência prévia.

Alguns setores ultraortodoxos, além disso, não aceitam os etíopes como judeus, e casamentos e conversões nessa comunidade são por vezes considerados inválidos do ponto de vista religioso.

Esse é um assunto delicado, por aqui. É difícil discuti-lo com israelenses, incluindo os etíopes. Quando entrevistei a miss Israel, de origem etíope (leia aqui), ela preferiu não tocar no assunto. O que não quer dizer, é claro, que não seja uma questão social a ser resolvida enquanto esse jovem país segue adiante –sob a promessa de ser, acima de tudo, inclusivo.

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo 

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=