Eu não pensava em ser presidente nem do sindicato, conta Lula

Em sua coluna, presidente também defendeu nova fonte de financiamento para saúde

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (16), que, quando assumiu a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, na Grande São Paulo, “não pensava em ser presidente nem do sindicato”.

Na coluna semana O Presidente Responde, Lula contou que foi eleito presidente da entidade em 1975 e que “só pensava em encontrar as formas de melhorar as condições salariais e de trabalho da categoria, o que era extremamente difícil por estarmos vivendo sob uma ditadura”.

O presidente falou ainda sobre as conquistas do movimento na época, apesar de dificuldades, como a criação de uma “lei antigreve”.

– Aos poucos, fomos percebendo que a atuação dos trabalhadores não podia se limitar ao campo sindical, econômico. […] Foi então que decidimos criar um partido, mas o objetivo eram as conquistas democráticas e trabalhistas.

Ele afirmou que não se imaginava comandando o país, mas depois passou a enxergar como uma possibilidade. Em tom de despedida, Lula disse que seu governo “passou rápido” e desejou sucesso para a próxima presidente, Dilma Rousseff.

Na coluna desta semana, o presidente também falou sobre medidas adotadas para melhoria da segurança e da saúde no país. Ele citou a criação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e mudanças no Código Penal. Lula disse que ainda há muito para ser feito na saúde, em especial, em relação ao financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

– Temos várias outras iniciativas e sabemos que é preciso avançar muito mais, o que será facilitado se o Congresso encontrar uma nova fonte de financiamento da saúde.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...