Eu sou vegetariana! Meu Orixá, não! – Por Cidinha da Silva

Ah… assim meu coração não agüenta! Primeiro foi Iyá Stella irradiando luz nos corredores embolorados da Academia Baiana de Letras. Agora, o Povo do Àsé tomando conta da Casa do Povo, em Salvador. Eu queria estar lá para fazer História aos pés daquelas Ebomis todas.

Resposta forte e organizada ao vereador do PV eleito para defender os animais indefesos, segundo declarações próprias. Sem entrar no mérito de porque e para quê os animais são oferecidos aos Orixás que comem à luz do dia e à luz da Lua (não se alimentam dentro do armário, como outros deuses por aí), a pergunta que não quer calar é por que o animal ofertado nas cerimônias de candomblé é o animal que precisa ser protegido.

Eu já vi um boi deitar ao som do canto de oferecimento daquele animal imenso a um Orixá e à festa que viria depois, onde toda a comunidade presente comeria a carne daquela criatura, preparada com muito riso e com muito amor.

Eu ainda não vi Deus dar asa a cobra, Vereador. Então o Sr. Junte seu povo e vá fazer projeto de lei para que os abatedouros tratem os animais com dignidade na primeira etapa de transformação deles em alimento. Quem vê um boi ou uma vaca sendo abatido nesses lugares, dificilmente consegue comer carne outra vez. Deixe o Povo do Àsé quieto e confronte a indústria da carne. Coloque seu mandato em risco enfrentando tubarões, cachorros-grandes. Deixe esse exército de beija-flores em paz espalhando mel pelo mundo.

A humanidade foi coletora, depois tornou-se caçadora e carnívora há milhares de anos. Hoje há esse movimento importante de volta às origens coletoras, aos vegetais e frutos, aos crus, com justificativas diversas, embora haja pouca compreensão de que o osso da fruta é o caroço. O Sr. entende isso Vereador?

Os animais nas Casas de Àsé estão em paz, na paz de Oxalá. Volte seu olhar diligente para os abatedouros, lá existem animais sofrendo.

Criar a harmonia não é apagar as diferenças ensina a tradição africana, é trabalhar com elas. O Sr. tem o direito de defender suas idéias sobre os animais sofredores, mesmo que desfocadas, mas em nome delas, o Sr. não pode entrar na casa de quem quer que seja para dizer como os moradores daquele local devem preparar alimentos e se alimentar.

E lhe digo mais, o Sr. pode ser vegetariano, mas o seu Orixá (se o Sr. tiver um), não é. Se assunte, Vereador!

Por Cidinha da Silva

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Como a corrida mundial pelo processamento de dados pode ‘colonizar’ o Brasil e outros países?

A crescente diferença entre os países na capacidade de...

Divisão racial também nas mortes

Por: Débora Álvares Ipea revela que, entre as...

Dissimulação e hipocrisia

Edson Lopes Cardoso fonte: jornal Irohin - Opinião data: 25/04/2009 Foto: Fabiana...

Clamor por candidatura negra não se restringe a ‘troca de cor’, explica Sílvio Humberto

Vereador em seu segundo mandato, Sílvio Humberto (PSB) tentou...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...

Cidinha da Silva e as urgências de Cronos em “Tecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos”

Em outra oportunidade, dissemos que Cidinha da Silva é, assim como Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro, autora importante para entendermos o Brasil de hoje e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=