EUA estudarão recomendações da ONU, mas manterão pena de morte

O governo dos Estados Unidos se comprometeu a estudar algumas das mais de 200 recomendações que o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta terça-feira, mas mantém a defesa da pena de morte e afirma que investigou todos os abusos no Iraque e no Afeganistão.

Na última sexta-feira, os EUA foram submetidos ao Exame Periódico Universal de Direitos Humanos, que todos os membros da Organização devem passar a cada quatro anos. O relatório adotado pelo Conselho contém 228 recomendações editadas por dezenas de países.

Do total, mais de 50 recomendações pedem à Administração do presidente americano, Barack Obama, que ratifique diferentes tratados e convenções internacionais relativas a direitos humanos.

“Embora respeitemos àqueles que redigiram as recomendações, esclarecemos que a decisão de pena de morte reflete nas diferenças políticas e não nas diferenças autênticas que as leis internacionais exigem”, esclareceu o assessor legal do Departamento de Estado, Harold Hongju Koh.

Nesse sentido, Koh adiantou que sob a Constituição Americana, a ratificação de tratados requer a aprovação do Executivo e o consentimento do Senado, exigindo uma maioria de dois terços dos votos.

Washington recebeu diversas recomendações para que qualifique a tortura como crime federal, além de parar com os abusos por parte das Forças americanas nas prisões no Iraque e no Afeganistão.

“As alegações de abusos no passado detidos pelas Forças americanas no Iraque, Afeganistão ou na base americana de Guantánamo foram investigadas e as medidas necessárias já foram adotadas”, assegurou Koh.

Washignton tem até março de 2011 para estudar os pedidos e divulgar uma resposta oficial ao Conselho.

Na última sexta-feira, os EUA receberam uma avalanche de críticas por sua política de direitos humanos, quando uma delegação americana formada por mais de 30 pessoas apresentou o relatório de seu país.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Luana Tolentino: Martinho da Vila, o PT e eu

por Luana Tolentino Sem sombra de dúvidas, o samba...

Programa de trainee da Magazine Luiza para negros causa polêmica

A decisão da Magazine Luiza em colocar apenas negros...

Governador do Texas diz que Obama leva a América em direção ao socialismo

Na manchete do Drudge Report, ontem, "Governador do Texas...

A herança de FHC

A avaliação de seus mandatos captada em pesquisas explica...

para lembrar

Dilma propõe pacto nacional para melhorar serviços públicos

A presidente Dilma Rousseff propôs nesta sexta-feira um...

Desigualdade não é detalhe

A reforma da Previdência em tramitação não leva em...

Alckmin está longe de ser candidato imbatível, diz coordenador da campanha do PT em SP

Emídio de Souza aposta em aliança ampla e influência...

Um Pequeno Desabafo!

Ouvia de pessoas da luta que viveram em época...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=