EUA: júri não acusa policial que matou o jovem Michael Brown e causa revolta

Ferguson teve noite violenta por confrontos entre manifestantes e policiais; decisão judicial revoltou multidão

no Terra

A polícia de Ferguson foi alvo de tiros de manifestantes revoltados com a decisão da justiça de não indiciar o policial branco que matou um jovem negro desarmado em agosto, informou o chefe de polícia de St. Louis.

John Belmar descreveu uma noite de fúria e extrema violência, mas afirmou que ninguém foi morto. Doze prédios ainda estavam em chamas, horas depois do anúncio do promotor, e 29 pessoas foram detidas.

A decisão, aguardada por centenas de pessoas nas ruas de Ferguson, provocou novos distúrbios na cidade, já sacudida por protestos em agosto passado.

O policial Darren Wilson não será acusado judicialmente pela morte do jovem negro Michael Brown, que estava desarmado quando foi baleado em agosto na cidade de Ferguson, Missouri, anunciou na segunda-feira o promotor Robert McCulloch.

O promotor foi o encarregado de anunciar a decisão de um grande júri, que deliberou durante três meses sobre a morte de Michael Brown, que recebeu seis tiros do policial Wilson.

“Darren Wilson não será acusado em conexão à morte de Michael Brown ocorrida em 9 de agosto em Ferguson”, afirmou McCulloch.

Segundo ele, o júri trabalhou “intensamente” durante os últimos meses e encontrou inconsistências no depoimento das testemunhas que incriminavam Wilson.

“Não há dúvida de que Darren Wilson matou. Darren Wilson foi o agressor inicial. Mas foi autorizado a usar força letal em autodefesa”, afirmou McCulloch.

euafergusonprotestosrtselijah-nouvelage

Logo após o anúncio, por volta das 2h GMT (0h em Brasília), manifestantes passaram a atirar objetos contra os policiais, aos gritos de “sem justiça não há paz”. Os agentes reagiram lançando bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, constatou a AFP.

Em nota enviada à imprensa, a família de Brown afirmou que ficou “profundamente desapontada que o assassino de seu filho não enfrentará a consequência de suas ações”.

“Estamos profundamente decepcionados de que o assassino do nosso filho não tenha que sofrer as consequências de seus atos”, declarou a família de Brown, pedindo “respeitosamente que qualquer manifestação seja pacífica”.

“Juntem-se a nós em nossa campanha para que todo policial nas ruas desse país use uma câmera acoplada a seu corpo. Nós respeitosamente pedimos que vocês, por favor, protestem pacificamente. Responder violência com violência não é a reação mais apropriada”, informou o comunicado.

“Não vamos fazer apenas barulho; vamos fazer a diferença”, acrescentou a nota.

A morte do jovem provocou uma onda de protestos, muitas vezes violentos, em meio a críticas sobre os armamentos usados pela polícia para reprimir as manifestações.

Na semana passada, o governador do Missouri, Jay Nixon, declarou Estado de emergência na área e convocou 400 militares da Guarda Nacional em antecipação a protestos caso não houvesse acusações formais no caso. Ele também havia pedido moderação antes do anúncio.

Obama pede calma
O presidente Barack Obama fez um apelo à calma em Ferguson: “Somos uma nação baseada no respeito à lei”.

aptopix-obama-fergusoferm
Obama pediu calma e disse que protestos devem ser feitos sem violência Foto: AP

Obama destacou que todos os protestos devem ocorrer de “maneira pacífica”, lembrando que os familiares de Brown rejeitaram qualquer ato de violência.

Michael Brown, 18 anos, morreu no dia 9 de agosto atingido com seis tiros disparados por Darren Wilson, 28, em plena luz do dia em uma rua de Ferguson, cidade de cerca de 21.000 habitantes do subúrbio de Saint Louis.

A polêmica morte reavivou as tensões raciais e provocou manifestações que muitas vezes terminaram em distúrbios. Quase 70% da população de Ferguson é negra, mas as autoridades políticas e policiais são majoritariamente brancas.

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Ferguson faz silêncio no aniversário da morte de jovem negro

Centenas de pessoas fizeram um momento de silêncio em...

Milícia branca armada de extrema-direita patrulha protestos contra racismo em Ferguson

Oath Keepers (“Guardiões do Juramento”) lutam pela “defesa da...

Toque de recolher aumenta protestos nas ruas de Ferguson

Sete manifestantes foram detidos, e uma pessoa levou um...

Milhares de pessoas vão ao funeral de Michael Brown nos Estados Unidos

O jovem negro foi assassinado por um policial branco...
spot_imgspot_img

Milícia branca armada de extrema-direita patrulha protestos contra racismo em Ferguson

Oath Keepers (“Guardiões do Juramento”) lutam pela “defesa da Constituição contra todos os inimigos – estrangeiros e internos” na cidade dos EUA Armados com rifles...

Ferguson faz silêncio no aniversário da morte de jovem negro

Centenas de pessoas fizeram um momento de silêncio em Ferguson, subúrbio de St. Louis, no Missouri, em memória do jovem Michael Brown, cuja morte...

A violência no Brasil tem cor

Artigo publicado na revista Carta Capital em 9 de janeiro de 2015 Por Atila Roque No Anistia  Cinco jovens foram assassinados em Duque de Caxias, na Baixada...
-+=