A Euro já tem a sua canção mais polêmica. E ela é da Croácia

Uefa acata apelo de antirracistas e pede para torcida croata não cantar a música que é o segundo hino do país. Presida da federação solta o verbo e diz que o pedido está recusado

Por CARLOS ALBERTO VIEIRA, do Terra

Um pedido de três associações contra o racismo – SOS Racismo, Movimento Europeu contra o Racismo e a filial croata da Iniciativa Jovem pelos Direitos Humanos – enviado para a Uefa gerou uma onda de reclamações entre os croatas. As organizações pediram a proibição de uma música que é canção oficial dos torcedores do país e que se chama “Lijepa Si Li” ( “Você é Linda” em croata) alegando que ela é racista e faz que alusão ao ódio e a violência. Quando soube que a Uefa havia recomendado a proibição, o presidente da federação croata, o ex-atacante e goleador da Copa-98 Davor Suker respondeu irado:

– Isso é uma ingerência descabida e enquanto eu for o presidente da federação, esta música poderá ser cantada pelos nossos torcedores. Ela é um simbolo do patriotismo e do orgulho do povo da Croácia, falando de amor e das regiões do nosso país.

A polêmica ocorre por dois motivos: uma das frases da música usa Herzeg-Bosnia, uma alusão à guerra contra a Bósnia pois a área citada se tornou parte do país vizinho. A outra é por causa do autor. Marko Perkovic “Thompson” é um muito popular na Croácia. E polêmico fora dela.

570d129a5b05f

A Euro já tem a sua canção mais polêmica. E ela é da Croácia

Antigo soldado da guerra pela independência do país no início dos anos 90, Marko formou um grupo musical chamado Thompson, uma homenagem a submetralhadora que os croatas usavam na guerra. Em seguida, o artista adotou o Thompson como o seu apelido. Ultranacionalista, com temas belicistas e controversos nas músicas, acabou banido em alguns países.

A questão é que “Você é Linda” é quase uma carta de amor patriótica. Virou um hino oficioso que todo o país sabe de cor. É cantada em todos os jogos e, tradicionalmente, no fim das grandes vitórias os atletas se juntam aos torcedores e engrossam o coro.

Neste sábado, em Paris, esta era a música que os croatas cantaram na Fanzone de Paris. E caso a Croácia vença o seu jogo de estreia contra a Turquia, neste domingo, com certeza “Você é Linda” será ouvida mais alta do que nunca. E provavelmente irá aumentar a polêmica em torno dela nesta Euro.

Eis abaixo a letra traduzida da canção que está dando o que falar na França:

Quando eu lembro, vem uma lágrima
As lembranças tornam vivas cada região e costumes da nossa nação
Eu reconheci a beleza que despertou o meu amor quando estou com você, Meu coração bate mais forte

Zagora, como você é linda!
Eslavônia, você é ouro!
Herzeg-Bosnia, coração orgulhoso!
Dalmácia, meu mar!
Saudações a Lika, o orgulho de Velebit!
Quando Neretva apresenta, vira o mar
em seguida, recordo-me em sua memória
Seja o tema de minha canção
para todos os que saíram
Vamos Istra e Zagorje
Deixe-nos levantar todas as três cores
Vamos nos abraçar na frente de todos

+ sobre o tema

Barbie humana dá entrevista polêmica e é acusada de racismo

Valeria Lukyanova não está mesmo em uma fase boa....

Vanity Fair acusada de racismo

"Uma nova década, um novo Hollywood". À primeira...

para lembrar

Torcida santista reprovam no Orkut ofensas racista a Diego Maurício

O duelo entre Santos e Flamengo nesta quarta-feira foi...

UFRGS terá cotas em todos os programas de pós-graduação em 2023

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande...

Ruivos fazem 1º Encontro Nacional em São Paulo

"Ei ferrugem!" ou "Vem aqui, alemão" foram frases muito...
spot_imgspot_img

Se liga, meu irmão

Além de marcar mais uma festa da democracia, as eleições municipais de 2024 deixam claro e evidente que o antirracismo, apesar de previsto na Constituição Federal de...

Mães de vítimas denunciam assassinatos em Conselho da ONU

"Meu filho tinha 16 anos quando foi tirado de casa por 23 policiais militares no estado da Bahia, Brasil, em outubro de 2014", disse...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...
-+=