O racismo alemão tem um novo alvo: Özil

Depois do ataque racista a Jerome Boateng, muito bem rechaçado pelo colega Walter Paneque na semana passada, o mesmo imbecil, o político Alexander Gauland mudou seu alvo: resolveu vomitar islamofobia para cima de Mesut Özil.

Por Alcysio Canette, no ESPN

O ataque teve início após o jogador ter divulgado no Instagram uma foto sua visitando Meca durante o Hajj, a peregrinação que todo mulçumano com condições para tal deve fazer ao menos uma vez na vida.

 

A foto, diga-se, é muito bonita, mostra um cara completamente desprovido de suas vaidades, em meio a uma multidão que não está nem aí para o fato dele ser uma grande estrela do futebol.

 

Mas, é claro, a oportunidade era boa demais para que um racista como Gauland a ignorasse, aproveitando para ofender cada um dos mais de 4 milhões de mulçumanos que moram na Alemanha, afirmando que peregrinar a Meca é um ato antidemocrático que ataca a Constituição alemã e deveria ser vedado a qualquer um que está no serviço público, de bombeiros a políticos, de policiais a professores.

 

Não preciso nem dizer que jamais veríamos o mesmo nível de ataque caso um jogador católico fizesse uma peregrinação até Fátima ou Lourdes.

Seguindo, afirmou que Özil joga pela seleção alemã apenas porque era melhor para a sua carreira e que ele despreza profundamente o país.

 

O mesmo Özil, que jogou por anos deslocado para a ponta esquerda para acomodar melhor o pensamento de jogo de Löw. Chegou a afirmar à época que o importante era uma seleção alemã forte e vitoriosa, e não um “Mesut Özil show”.

 

O mesmo Özil, que tem pais alemães, que passou a vida inteira no vale do Ruhr e já afirmou que, quando se aposentar, deseja voltar a morar na Alemanha pois é aonde se sente mais à vontade.

 

Curioso que ele reclame do excesso de imigrantes na seleção e como isso faz com que se perca o senso de orgulho nacional da mesma citando negros e mulçumanos, mas jamais Lukas Podolski, um polaco de nascimento.

 

Como diria Brecht, a cadela do fascismo está sempre no cio.

+ sobre o tema

Núcleo de Consciência Negra na USP: Afastamento, não basta

Nota de Repúdio do Núcleo de Consciência Negra na...

Newcastle denuncia caso de racismo sofrido por atacante no Twitter

Jogador Sammy Ameobi, de 19 anos, foi vítima de...

Tire seu racismo do caminho, que eu quero passar com minha cor

por Augusto Martini No último post que fiz, coloquei...

para lembrar

É tudo “brincadeira” / It is all a “joke”

É tudo "brincadeira" / It is all a "joke"...

Benedict Cumberbatch, o Sherlock, se desculpa após acusação de racismo

Ator que concorre ao Oscar disse que foi "um...

As faculdades de Direito, o racismo e a reprodução de preconceito

A lei garante reserva de vagas para negros e...

Candidata francesa é acusada de ir à baile de extrema-direita

A organização SOS Racismo denunciou neste domingo a presença...
spot_imgspot_img

Felicidade guerreira

Já se perguntou se você é… racista? Indago porque pessoas negras costumam ouvir com indesejável frequência perguntas iniciadas com um "Você é… (três pontinhos)" se estiverem...

Educação antirracista completa 20 anos no papel com obstáculos na prática

Em 2024, o Brasil completa duas décadas de publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História...

Uma vida dedicada a proteger mulheres nos EUA, na África do Sul e na Índia

"O patriarcado é tão profundo que se torna normalizado, invisível. Ele está sistematizado na forma como nossas sociedades tratam as mulheres", ouvi da feminista...
-+=