Evangélicos preparam Semana da Consciência Negra

Fonte: Jornal A Hora Online

A Igreja Metodista Central de Volta Redonda, no Rio, abrigará, em 14 de novembro, o Encontro Regional de Combate ao Racismo

 

“Quando você abraça as diferenças, abraça Deus” foi o tema da celebração da consciência negra organizada, no domingo, 1, pela Igreja Betesda de Boa Vista, Roraima. Em novembro, igrejas, organismos e movimentos preparam ações para lembrar o herói negro brasileiro, Zumbi do Palmares.

 

A Igreja Metodista Central de Volta Redonda, no Rio, abrigará, em 14 de novembro, o Encontro Regional de Combate ao Racismo da 1. Região Eclesiástica. Releitura bíblica sob o olhar da negritude e negritude, fé e justiça numa perspectiva de igreja inclusiva serão temas na pauta do evento.

 

Testemunhando que Jesus une todas as raças sob a cruz, mas apontando as feridas abertas pela escravidão, a Associação Missionária Brasil-Áfica (AMBRA) e a Missão Evangélica Nova Geração anunciam, para os dias 20 a 22 de novembro, em São Paulo, a Semana da Consciência Negra, com temas abordados por médico, psicólogo, padre e pastor.

 

O grupo de teatro da Juventude da Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista vai se apresentar, no sábado, 21, no Dia da Consciência Negra, organizado pela União das Igrejas Evangélicas em Cabuis, de Nilópolis, Rio de Janeiro. Um dos temas do encontro versará sobre “A religião mais negra do Brasil”.

 

A 6ª. Semana Nacional Evangélica de Consciência Negra (Senecon) tem por meta aumentar o envolvimento dessa família confessional na questão racial e negritude.

 

A 1ª. Senecon foi realizada em novembro de 2004, com apoio de diversas organizações e instituições, como o Fórum Afrodescendentes Evangélicos, Instituto Nacional de Debates Nelson Mandela, Fórum Permanente de Mulheres Negras Cristãs do Rio de Janeiro, Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo, Coordenadoria Ecumênica de Serviço, Movimento Evangélico Progressista, Seminário Presbiteriano de Campinas, Centro Universitário Bennett, Seminário Teológico Batista do Nordeste, Rádio Melodia do Rio de Janeiro, Missões Quilombo e Simeão Níger.

 

Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas. Em 6 de fevereiro de 1694, a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Traído, ele foi morto em 20 novembro de 1695. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública.

 

VEJA MAIS EVENTOS:

RIO DE JANEIRO: Pequena África – Histórias e Culturas

 

Matéria original

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

Caso de dona Maria de Moura pede urgência no combate ao crime de escravidão

Quantas pessoas brancas alguém aqui conhece que passou um,...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Caso de dona Maria de Moura pede urgência no combate ao crime de escravidão

Quantas pessoas brancas alguém aqui conhece que passou um, dez, 20, 40, 72 anos em regime análogo à escravidão? Tenho curiosidade em saber. Conte-me nos...

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Seis anos após assassinato, instituto mantém legado de Marielle vivo

Após a noite de 14 de março de 2018, a família da vereadora assassinada Marielle Franco se viu envolvida por uma junção de sentimentos:...
-+=