Evento discute os Desafios Políticos da População Negra no Brasil

Encontro será a primeira etapa de outros debates sobre as relações entre a política e a questão racial no país

Pedro Borges – PORTAL ALMA PRETA

Neste sábado, 5 de março,  a partir das 16h, um debate aberto ao público aborda os desafios políticos de negras e negros no Brasil. Na subsede de Itaquera do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, APEOESP, o professor Dennis de Oliveira, chefe do Departamento de Jornalismo da USP, Gabriela Vallim, uma das idealizadoras da campanha #15contra16, e Cidinha Freitas, professora de História, coordenam a conversa: “Negrxs, política e poder no país da tal democracia racial: O que fazer?”.

O organizador da atividade, Douglas Belchior, escritor do Blog Negro Belchior da Carta Capital, pensa que a discussão é oportuna por conta do cenário conservador que o país vive. “A direita histórica, os descendentes diretos dos escravocratas, os grupos políticos mais reacionários e conservadores se fortaleceram muito nesse momento em oposição aos grupos mais populares”.

O objetivo do encontro é dialogar não só sobre temas sensíveis à comunidade negra, como o genocídio e a lei de cotas, mas também a política e a economia do país. Para Douglas Belchior, “não é deixar de discutir temas cruciais como o genocídio, não é deixar de discutir temas importantes como a ocupação da universidade. Discutir política e poder é de alguma maneira discutir tudo aquilo que define as políticas que geram o genocídio e as políticas que fazem da universidade uma ilha do privilégio racial branco”.

Gabriela Vallim trabalha no poder público enquanto articuladora do programa Juventude Viva e por isso vê de perto como as questões raciais estão relacionadas ao poder político e econômico. “A estrutura social que o país foi construído inviabiliza a ocupação dos negros nos espaços de poder, de forma orgânica. É uma luta ocupar esses espaços, mesmo quando você está nele, o racismo estrutural tenta te deslegitimar”.

A roda de conversa deste sábado é o primeiro de outros momentos para debater o tema. A proposta é que novos encontros neste formato dialoguem sobre o mesmo assunto sob diferentes perspectivas, de acordo com a formação e a especialidade dos representantes do movimento negro convidados. “O tema será o mesmo nas próximas rodadas. Serão, além dessa primeira inaugural, mais cinco pelo menos. Uma em cada grande região de São Paulo. Então começamos pela Zona Leste, vamos para a Sul, Oeste, Norte, Centro e talvez uma última numa grande universidade”, explica Douglas.

Depois de encerrado o bate-papo, as apresentações musicais de Clayton Belchior, Tita Reis e o Jongo de Guaianás animam todos os presentes. Gabriela Vallim é moradora da Zona Leste e espera por momentos de muita descontração e afeto durante as atividades culturais. “Eu vou aproveitar e vivenciar esse momento tão incrível de aprender mais sobre a minha cultura, de dar risada, ser feliz, amar, de demonstrar amor, de estar com pessoas que eu gosto. Eu espero me surpreender”.

A atividade conta também com o apoio do Alma Preta, Geledés, Instituto Luiz Gama, Quilombação, Círculo Palmarino, da Uneafro e Associação Franciscana. Gabriela exalta também a importância de apoiar o evento. “A Zona Leste em si é um território muito negro. A quantidade de negros aqui é bem grande, então, é muito importante trazer para a margem, para a periferia essas discussões que sempre acontecem no centro”.

Confira a entrevista completa com Gabriela Vallim e Douglas Belchior:

 

Serviço:

Data e horário: 5 de março, sábado, das 16h às 22h

Local: Subsede da APEOESP de Itaquera, rua Colonial das Missões, 204 – próximo à estação de trem Dom Bosco.

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Casa das Rosas SP – Dia da consciência negra 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Domingo, 20 de novembro, a...

OAB-RJ – Cartilha sobre Direitos Afro-brasileiros será lançada dia 5

A OAB/RJ vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 5,...

Rugido de Revolta

"Aquele negro que mata alguém que deseja mantê-lo escravo seja...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=