Evento em Maceió irá debater cultura negra nos municípios alagoanos

Encontro terá palestras e oficinas sobre afirmação racial. Participação é gratuita e dá direito a certificado de presença.

Do Centralizado

Para discutir os espaços de estudos e os projetos afirmativos da cultura negra em Alagoas, estudiosos e representantes sociais estarão reunidos no I Encontro Sobre Cultura Negra dos Municípios Alagoanos, que acontece na sexta-feira (23), em Maceió.

O evento, que contará com a presença de um representante do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, é aberto ao público e além de palestras, busca formar uma rede de gestores municipais de cultura, em torno da cultura negra.

O encontro acontece no auditório Aquatune, do Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, das 8h ás 17h. A idealizadora do evento, Arísia Barros, conta que o objetivo de propiciar espaços de estudos para a elaboração e gerenciamento de projetos afirmativos.

“Além de ter um caráter didático, a cultura negra traz a promoção de debates e outras discussões de interesse da área cultural, política e sustentável para as cidades alagoanas”, explicou Arísia.

O representante do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marcos Willian Bezerra, fará uma exposição sobre a importância do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a participação dos municípios alagoanos, na construção de um plano para a cultura negra como política no Estado.

Aqueles que participarem do evento, terão também o direito a um certificado, sendo necessário o envio dos dados de nome completo, instituição de representação e número de celular, para o e-mail [email protected].

+ sobre o tema

Senado aprova Dia Nacional do Candomblé

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30,) o PLC...

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

para lembrar

Ciência, tecnologia e inovação afrodescendente

Ter colaborado para a formação de 120 docentes...

Território quilombola é identificado no Rio Grande do Sul

Brasília - O Instituto Nacional de Colonização e...

Quilombos do Ribeira recebem autorização para fazer suas roças tradicionais

 Depois de seis anos de discussão e mobilização, finalmente,...
spot_imgspot_img

Parece, mas não é

Carnaval é uma época do ano em que o Brasil parece ter orgulho de suas raízes africanas —apesar de a festividade ter origem europeia. Quem...

Wesley Barbosa, um escritor guardador de memórias e detalhes

A primeira leitura que fiz dos livros de Wesley Barbosa foi a partir do romance "Viela Ensanguentada", logo após o seu lançamento, pela Ficções, em 2022....

Quem é Midria, sensação do slam que investiga a solidão da mulher negra na poesia

"E não tem nada que eu possa fazer, queimar estátua, passeata, protesto, abaixo-assinado, posição na Câmara, reconhecimento/ que me dê/ a ação afirmativa de...
-+=