Evento em Maceió irá debater cultura negra nos municípios alagoanos

Encontro terá palestras e oficinas sobre afirmação racial. Participação é gratuita e dá direito a certificado de presença.

Do Centralizado

Para discutir os espaços de estudos e os projetos afirmativos da cultura negra em Alagoas, estudiosos e representantes sociais estarão reunidos no I Encontro Sobre Cultura Negra dos Municípios Alagoanos, que acontece na sexta-feira (23), em Maceió.

O evento, que contará com a presença de um representante do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, é aberto ao público e além de palestras, busca formar uma rede de gestores municipais de cultura, em torno da cultura negra.

O encontro acontece no auditório Aquatune, do Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, das 8h ás 17h. A idealizadora do evento, Arísia Barros, conta que o objetivo de propiciar espaços de estudos para a elaboração e gerenciamento de projetos afirmativos.

“Além de ter um caráter didático, a cultura negra traz a promoção de debates e outras discussões de interesse da área cultural, política e sustentável para as cidades alagoanas”, explicou Arísia.

O representante do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marcos Willian Bezerra, fará uma exposição sobre a importância do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a participação dos municípios alagoanos, na construção de um plano para a cultura negra como política no Estado.

Aqueles que participarem do evento, terão também o direito a um certificado, sendo necessário o envio dos dados de nome completo, instituição de representação e número de celular, para o e-mail [email protected].

+ sobre o tema

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do...

SITUAÇÃO ATUAL SOBRE OS DIREITOS QUILOMBOLAS

Na história do Brasil, as Comunidades Quilombolas são...

Beyoncé é cotada para protagonizar remake de “Nasce uma Estrela”

A Warner Bros começa a definir detalhes para levar...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Fundador de ONG é um dos afrodescendentes mais influentes do mundo

Eduardo Lyra é jornalista, fundador e CEO do Instituto Gerando...

Cantora Natina Reed é atropelada e morre nos EUA

Natina Reed, integrante do trio de R&B Blaque, foi...

O direito à memória no combate ao racismo

Se a memória é processo em constante construção, um...
spot_imgspot_img

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...
-+=