O Evento Produção Preta reúne afroempreendedores em Santos

Produção Preta terá dez horas de atividades culturais, moda, artesanato e gastronomia

Do Diário do Litoral 

Um sábado para evidenciar a cultura negra. É o que promete a Produção Preta – Ecoar e Escoar Afroconectados, que será realizada no próximo sábado (25), das 10h às 21h, no Teatro Municipal de Santos. O evento reunirá afroempreendedores da moda, artesanato e gastronomia. A programação é variada e também contará com debates, cinema e apresentações culturais alusivas ao tema. A entrada é gratuita.

“A Produção Preta é uma alusão à passagem do Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, instituído pela ONU em razão do Massacre de Sharpeville, no dia 21 de Março de 1960, após protesto pacífico contra a Lei do Passe. Serão dez horas de atividades que visam incentivar e destacar a produção cultural negra o e empreendedorismo afro caiçara paulistano”, destacou Renato Azevedo, organizador do evento.

A programação terá início às 10 horas com palestra do Sebrae voltada aos afroempreendedores. Em seguida, às 11h15, Giba do Sapatinho, do Projeto Batucada dos Bambas, anima o público com a apresentação de contos do ‘Moleque Bamba’. A Secretaria de Cultura de Santos realiza, às 11h30, o debate ‘Financiamento Cultural e Ações Afirmativas’ para desenvolver a produção cultural negra.

O público presente poderá apreciar a Feijoada da X-9, que estará à venda no local.

Arte e debate. As atividades da tarde terão início às 13 horas com a apresentação do Baobá Coletivo de Artes. Às 13h15, os Djs Ari e Buzina e Aliados promovem o Ação Cultura Movimento. O passageiro Negro, curta produzido na Alemanha, em 1992, é a atração do cine debate que será realizado às 13h35, no Museu da Imagem do Som de Santos (Miss). O filme, que ganhou o oscar de Melhor Curta-Metragem, em Live Action, será comentado pelo matemático Roberto de Jesus Filho e o filósofo Douglas Eduardo Vaz. A discussão se dará a partir da Revolta do Vintém, que ocorreu em 1879, e o movimento Não é por 20 centavos, de 2013.

O Afroketu mostra os 15 anos de maculelê e capoeira, às 14h20. Às 14h50, o debate “O combate ao racismo com políticas públicas de fomento ao afro-empreendedorismo” reúne, no Miss, a presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra, Alessandra Laurindo, a coordenadora estadual de Políticas para a População Negra Indígena, Elisa Lucas, o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Jorge Fernandes, e Ornella Rodrigues, representante do Conselho Municipal da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial de Santos.

O hip hop entra em cena a partir das 15h30 com o show do Art Radical. Logo em seguida, às 15h50, a Central Única das Favelas (Cufa) Guarujá e Santos apresenta o street ball da Black Original. O rapper Brunão Mente Sagaz, de São Vicente, canta suas músicas às 16h30. Às 17h10 é a vez do show de Akins Kintê e Banda.

A moda e a identidade da mulher negra é tema de debate, às 18 horas, com as professores Joyce Fernandes (Preta Rara), Valéria Motta e Maria do Carmo Paulino dos Santos. Às 18h30, Mestre Márcio apresenta o ‘Capoeira para Todos’.

A Companhia Cena Preta apresentará, às 19 horas, o espetáculo Gritaram-me Negra. A cantora e rapper santista Preta Rara sobe ao palco às 19h20. O samba é tema de papo com Cesar Rodrigues, às 20 horas. O ritmo encerra a programação com a apresentação do Samba do Mumu, a partir das 20h20.

As atividades serão realizadas nas dependências do Teatro Municipal de Santos, que fica na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

+ sobre o tema

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

Empresas pretendem contratar nº maior de mulheres após maternidade

O Brasil está um ponto percentual acima da média...

Comércio oferece 17.272 vagas para o Dia dos Namorados

- Fonte: Folha Online - Três postos de intermediação...

para lembrar

Oito direitos humanos fundamentais do trabalhador

Por:Caiubi Miranda Blog Direitos Humanos no Trabalho Depois de quase trinta...

‘Mentalidade’ é obstáculo para empreendedoras brasileiras, diz especialista

Arancha González é diretora do International Trade Centre –...

Governo estende seguro desemprego para 216,5 mil trabalhadores

Fonte: Canal Rural Gabriel Jabur/ Agência Brasília/Fotos Públicas O governo vai...

Ministério do Trabalho capacitará 25 mil trabalhadores

Fonte: O Reporter -   Brasília - Até...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=