Evento no Rio discute julgamento de crimes cometidos por militares em missões de paz da ONU

Entre os dias 6 e 8 de agosto a Escola Superior do Ministério Público da União, com apoio do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio), organizou a primeira oficina sobre a “Atuação do Ministério Público Militar em missões de paz”.

Com a presença de 15 promotores e juízes de todas as regiões do País, o evento foi, de acordo com a coordenadora da oficina e promotora de justiça militar, Najla Palma, “muito importante para aperfeiçoar os nossos conhecimentos, principalmente sobre as duas maiores missões que o Brasil participa atualmente,  a Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH) e a Força Interina das Nações Unidas para o Líbano (UNIFIL).

Quando um militar faz parte de uma missão da ONU e comete algum crime, seu julgamento é de competência de seu país origem. Portanto, caso ocorra um desvio cometido por um militar brasileiro, é obrigação do Brasil avaliar o caso.

“A atuação em uma missão de paz é vitrine para o Brasil lá fora. Ter uma tropa disciplinada é muito importante para mostrar credibilidade e transparência internacional”, disse Palma, lembrando que o baixo número de militares envolvidos em desvios indica disciplina e qualidade da tropa brasileira.

As missões de paz da ONU existem desde 1948. Desde então, 69 operações foram criadas com o objetivo de manter a paz e a segurança internacional. Das 17 missões atualmente em andamento, nove contam com a participação de militares e policiais brasileiros, em um total de cerca de 1700 trabalhando em lugares como Haiti, Líbano e Sudão do Sul.

 

 

Fonte: ONU

+ sobre o tema

Baixa cobertura vacinal contra HPV favorece casos de câncer

Sete em cada dez casos de câncer de colo...

Painel da População Negra é lançado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (16),  em...

Europa celebra o Dia da Memória pelas Vítimas do Holocausto

No dia 27 de janeiro de 1945, as tropas...

Baltasar Garzón e os direitos humanos

Por: WADIH DAMOUS   O afastamento de Garzón é...

para lembrar

Michele Obama mostra para Miami Heat quem manda na Casa Branca: Let’s Move

Jogadores do Miami Heat, atual campeão da...

Grupo SBF abrirá 2,7 mil vagas até o final do ano

Serão 1.300 fixas e 1.400 temporárias.A empresa não exige...

Fazendeiro escraviza pela segunda vez na mesma propriedade

Dez pessoas – incluindo uma mulher que...

Racismo faz mal à saúde

O artista Arthur Bispo do Rosário, "o Bispo", e...
spot_imgspot_img

Dez propostas de Geledés são incorporadas no rascunho da Declaração dos Direitos dos Afrodescendentes

Geledés -Instituto da Mulher Negra obteve uma vitória importante no encerramento da 23ª sessão do Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre a Implementação Eficaz da...

“É o momento de se discutir Justiça Reparatória”

Como organização da sociedade civil, Geledés - Instituto da Mulher Negra participa nesta semana, entre os dias 13 e 17 de janeiro, da 23ª...

Governo pagará R$ 60 mil para pessoas com deficiência causada pelo zika vírus

O governo federal instituiu apoio financeiro à pessoa com deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. Em medida provisória publicada nesta quinta-feira...
-+=