Exposição de livros, exibição de curtas e palestra celebram Dia da Consciência Negra

Na semana do dia 20 de novembro, data em que se comemora no Brasil o Dia da Consciência Negra, a Fundação de Cultura, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, realiza programação com exposição de livros, exibição de curtas e palestra.

Do Correio do Estado

Na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim acontece a partir do dia 16 de novembro a exposição de obras bibliográficas com obras literárias, históricas, fotográficas e biográficas sobre grandes figuras da cultura afro-descendente no Brasil e no mundo.A exposição ficará aberta ao público até o fim deste mês, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 17h30.

As duas obras essenciais sobre o estudo da questão racial como “Casa Grande & Senzala” e “Sobrados e Mucambos”, do sociólogo e historiador social Gilberto Freyre estarão expostas, além de “Os Africanos no Brasil”, uma obra de etnologia do professor Raimundo Nina Rodrigues, pioneiro nos estudos africanos no País, impresso inicialmente em 1906; “O Terreiro e a Cidade” – A forma social negro-brasileira, um estudo sobre a cultura negra no Brasil do sociólogo Muniz Sodré; “Ser Negro no Brasil Hoje” da antropóloga e professora da UFMS Ana Lúcia Farah Valente; “Os Infames da história” da historiadora Lilia Ferreira Lobo, “Egressos do Cativeiro”, um estudo sobre a escravidão no país, feita pelo historiador Roberto Guedes e “As Religiões Africanas no Brasil” do sociólogo francês que integrou a missão de professores europeus à recém-criada Universidade de São Paulo, para ocupar a cátedra de sociologia. No âmbito internacional temos “Reflexões sobre o Racismo”, do filósofo francês Jean-Paul Sartre e “Racismo em Mente”, uma coletânea de textos organizados por Michael P. Levine e Tamas Pataki.

A respeito das artes, o livro sobre o Museu Afro Brasil, com o acervo todo dedicado à cultura afro-brasileira nas artes plásticas e visuais, bem como material produzido pelo próprio museu como os dedicados a Theodoro Sampaio, o sábio negro entre os brancos e José do Patrocínio, um afro-brasileiro que encabeçou a grande luta abolicionista e participou  ativamente da vida cultural brasileira como escritor, poeta, jornalista e inventor. Livro de fotografias “O negro na fotografia brasileira do século XIX,” uma pesquisa histórica e fotográfica de George Ermakoff.

Dentre as biografias em exposição temos na música o divino mestre Cartola, “Pixinguinha” sobre o compositor de “Carinhoso”, “Nelson Cavaquinho, o violão carioca”; “Paulo Moura, um solo brasileiro”; “Heitor dos Prazeres, sua arte e seu tempo”, sobre um artista negro do início do século cujos sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional; as músicas do cantor e compositor Djavan; os livros que retratam a vida de Tim Maia, escrito por Nélson Motta e “Os Sonhos não envelhecem”, de Márcio Borges, irmão do Lô Borges e que fala sobre o cantor e compositor mineiro Milton Nascimento e seus companheiros do Clube da Esquina.

No cinema e na televisão há o livro sobre “Grande Otelo”; no esporte, “Pelé, a estrela negra em campos verdes”, sobre o maior e jogador de futebol de todos os tempos e na literatura tem Machado de Assis com as obras completas do maior escritor brasileiro, e do poeta do desterro, o simbolista Cruz e Souza; “A vida de Lima Barreto” cujo livro, Clara dos Anjos, trata da questão racial e suas consequências e Castro Alves, a biografia do grande poeta baiano.

Dentre os grandes líderes negros no mundo há o livro sobre Mandela, prefaciado por Kofi Annan e com introdução do arcebispo sul-africano Desmond Tutu e do grande líder pacifista Martin Luther King, assassinado pela luta ao direito dos negros nos Estados Unidos.

A exposição acontece no hall de entrada da Biblioteca Pública Isaías Paim, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 – 2º andar.
No dia 19 de novembro serão exibidos os curtas “Tia Eva”, com direção de Ana Carla Pimenta e Vania Lúcia Duarte e “O renascimento Africano”, do diretor Zózimo Bulbul. As exibições são gratuitas e acontecem à partir das 19 horas no Museu da Imagem e do Som (MIS).

O Grupo Conterrâneo de Capoeira – Mestre Liminha realiza às 11 horas da manhã de 20 de novembro apresentação de Roda de capoeira, durante a qual acontecem conversas sobre a história da capoeira. A apresentação acontece no andar térreo do Memorial da Cultura.

No mesmo dia, às 13 horas, acontece apresentação cultural com o músico Zé Geral, no MIS. Logo depois, às 14 horas, também no MIS, será realizada palestra direcionada a professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed/Campo Grande) com o tema “Leitura e Cultura: a literatura de autores negros no Brasil”. A ministrante é a professora mestre Melly Fatina Goes Sena. Melly possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Jornalismo pela mesma universidade, e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grossodo Sul (UEMS). Atualmente é efetiva na Rede Municipal de Ensino e gestora de Atividades Culturais na área de Letras na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, onde atua na área de Literatura. A partir de 2015 coordena o Comitê Proler Campo Grande (MS).

Outras informações na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS: (67) 3316-9108.

+ sobre o tema

para lembrar

Encontro reúne mais de 100 líderes quilombolas

Um dia todo dedicado às questões e causas relacionadas...

Carta de Apoio a Candidatura de Jurema Werneck á Presidência do Conselho Nacional de Saúde

  Nós, redes e organizações do movimento negro e movimento...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=