Exposição “Pretas Potências” destaca os 130 anos de resistência da comunidade negra no Brasil

Figuras importantes da comunidade negra foram selecionadas para representar as 13 décadas de inovação, criatividade e resistência da comunidade negra brasileira

Por Pedro Borges, do Alma Preta 

Imagem retirado do site Alma Preta

A exposição “Pretas Potências” homenageia 13 figuras da comunidade negra, representantes das 13 décadas de resistência no pós abolição da escravatura, em 13 de Maio de 1888. A exposição tem início marcado para o dia 10 de Novembro, na Estação República do metrô. Depois, as obras vão para as linhas verde e azul do metrô.

Os universos selecionados foram Hip Hop, Samba, Moda, Literatura, Territórios, Capoeira, Danças, Teatro, Culturas Tradicionais – Afoxé, Gastronomia, Funk, Religiões de Matriz Africana e Intelectualidade.

Entre os nomes, destaque para figuras importantes do passado como o fundador do Teatro Experimental do Negro, Abdias do Nascimento, e o geógrafo Milton Santos. Nomes atuais também foram recordados, como a cantora de rap, Sharylaine, representante do Hip Hop, e Erica Malunguinho, quem representa os quilombos urbanos.

A exposição foi uma iniciativa do Alma Preta, portal de mídia negra, e da Feira Preta, festival de valorização da cultura negra e do afro-empreendedorismo. A Fundação Tide Setúbal participa como apoiadora do projeto.

O artista Vinícius de Araújo, responsável pela exposição, destaca a necessidade de reescrever a narrativa construída sobre a comunidade negra.

“É a hora de escrever por cima daquilo que insistem escrever sobre a população negra. São 13 universos para falar sobre a amplitude de personalidades e a complexidade que a história negra nos trás. É preciso homenagear e recordar essas pessoas ainda em vida”.

Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, ressalta a importância da exposição para o resgate da identidade negra brasileira.

“A exposição Pretas Potências é de extrema importância para nos conectarmos com as nossas histórias através de 13 pessoas que mudaram a história e ressignificaram o contexto da população negra brasileira”.

Juarez Xavier, um dos curadores da exposição, ressalta alguns pontos específicos da exposição, que a tornam singular.

“Mais do que destacar figuras importantes da comunidade negra, é preciso se atentar à circularidade proposta pela exposição, um valor de raiz africano. Há um destaque para universos da comunidade negra, que muitas vezes dialogaram ao longo da história”.

Os representantes dos universos são Mãe Juju D’Oxum, religiões, Mestre Bimba, capoeira, Abdias do Nascimento, teatro, Tabuleiro das Baianas, gastronomia, Dona Ivone Lara, samba, Samba Rock, danças, Milton Santos, intelectualidade, Oswaldo de Camargo, literatura, Ile Omo Dada, Culturas Tradicionais – Afoxé, Sharylaine, Hip Hop, Cidinho e Doca, Funk, Adriana Barbosa, empreendedorismo, Aparelha Luzia, territórios.

Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Instituto Feira Preta

O Instituto Feira Preta é uma plataforma que há 16 anos fortalece e valoriza a cultura negra no Brasil. Unimos empreendedores que transformam nossa identidade em produtos, serviços e soluções criativas.

Serviço:

Exposição Pretas Potências
Quando: 10 de Novembro, a partir das Xhs
Onde: Estação de metrô República

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

O canto negro de Candeia

Relançamento de três discos do sambista Candeia revelam suas...

Contraprova confirma doping da corredora Simone Alves

Atleta está suspensa por uso do hormônio eritropoietina, que...

Revista elege seleção de 70 como a melhor equipe esportiva da história

Na votação, foram lembrados também o Dream Team dos...
spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...

Exposição MÁSCARAS será aberta no Solar Ferrão, em Salvador

A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira (30), em Salvador, no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho. As obras fazem parte da coleção de Cláudio...
-+=