Fã denuncia episódio de racismo em show de Jorge Ben

Após cerca de duas horas de um show impecável, um episódio negativo marcou a apresentação de Jorge Ben Jor neste sábado (4), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Do  Portal Salvador Dez

Reprodução/Marília Moreira

Como costuma fazer há anos, na parte final do show o artista chamou nove mulheres ao palco durante a execução da música “Gostosa”. O problema é que algumas fãs questionaram a escolha e denunciaram o episódio como sendo um ato de racismo, já que, segundo elas, não havia negras naquele grupo. Da plateia, uma dessas fãs chegou a conversar com o músico, que parou o show e perguntou quem teria barrado a subida dela e de outras negras.

Ele então chamou mais um grupo, mas o clima de tensão persistiu, quando ela tentou falar ao microfone, mas teve o som cortado e acabou indo embora do palco. “A preta que subiu no palco foi eu, a produção(um cara branco) escolhia as ‘mulheres brancas e gostosas’ para subir no palco no final do show, ele passou por diversas manas pretas, inclusive eu. Pedi uma pulseira, ele com cara de desdém, disse: Você não! Quando vi, só branca ‘padrão’ subindo no palco, fui falar com Jorge na frente e ele, imediatamente, parou o show e expliquei que só tinha branca, foi quando ele começou a chamar as outras negras lindas que estavam no show”, relatou Jaqueline Sales.

Video: Correio 24Horas

O incidente acabou repercutindo na internet. “O cantor pede que 9 mulheres subam no palco pra dançar com ele. A produção escolhe 9 mulheres brancas. 9 mulheres todas brancas! Numa cidade de maioria negra!”, questionou Júlia Freitas, no Facebook, relatando que no momento um dos seguranças decidiu barrar uma das mulheres negras que haviam se mobilizado contra a escolha. “Mas isso não nos inibiu, no meio de coros contra o racismo e algumas vaias dos mais recalcados, subimos no palco. Mulheres negras, na cidade mais negra do Brasil, ocupando espaços. Pode parecer besteira, mas essas microagressões diárias é que dão forma ao racismo institucionalizado que vivemos neste país”, defendeu.

Durante o show, Jorge Ben disse estar surpreso com o incidente e que há 15 anos costuma chamar mulheres ao palco, mas que algo do tipo nunca aconteceu. A versão do artista foi contestada por outra fã: “Inaceitável mas infelizmente uma repetição de outras vezes de Jorge Ben aqui!!”, escreveu ela.

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=