A face negra do amor

Um projeto áudio visual que propõe falar do amor a partir da ótica de 4 mulheres negras. De que forma o racismo influencia na sua forma de amar.

Do Benfeitoria 

As dores do amor sempre foram mote para grandes histórias e sempre ganhou mais beleza quando oriundas do olhar feminino.

A FACE NEGRA DO AMOR é um piloto de uma websérie (e um curta metragem) que tem o intuito de discutir o amor a partir da ótica da mulher negra. Como o racismo nas diferentes instancias sociais e culturais influencia e por vezes determina a forma como essas mulheres amam?

No Brasil, vivemos sobre as regras da visão ocidental da mulher. E essa visão segue um padrão eurocêntrico, consequentemente, branco. Um padrão que exclui e isola em seus dilemas uma parcela significativa da sociedade, se pensarmos nas mulheres, e mais ainda, se pensarmos nas mulheres negras. Quando falamos de exclusão falamos de um problema social e como sociedade podemos juntos fazer uma reflexão sobre a questão na busca de uma realidade mais justa e igualitaria. É nesse lugar de igualdade e justiça que acreditamos residir o propósito de um financiamento coletivo que une em torno de um mesmo ideal as mais diversas pessoas, neste caso, para discutir as consequências do racismo nas relações amorosas que afeta a todos nós: brancos, negros e mestiços!

Gostaríamos de convidar você para construirmos uma plataforma de reflexão e transformação falando de amor. O amor que norteia a história de quatro mulheres negras de idade, condição social, escolaridade diferentes tendo como pano de fundo a questão racial e as sequelas por ela geradas no dia a dia dessas mulheres. Um lar desfeito depois de 12 anos de uma união aparentemente feliz. Uma militante negra que só se relaciona com homens da mesma etnia. Uma mulher que tenta se igualar às outras tidas como padrão. Um casal negro que tinha tudo pra dar certo e…! Diferentes realidades que tem suas vidas ligadas pela grande e irônica roda do destino que une pontos improváveis e que os separa pelo mesmo acaso que os uniu em caminhos que têm algo em comum: A FACE NEGRA DO AMOR!

Junto com profissionais como Erika Januza, Val Perré, Tatiana Tiburcio, Rodrigo dos Santos, entre outros, convocamos você para nos ajudar nessa reta final do projeto. Profissionais negros de qualidade comprovada, atuantes no mercado de trabalho, engajados e transformadores em seus projetos. Pessoas que acreditam que a arte pode ser uma ferramenta eficaz na construção de uma realidade mais plural.

TATIANA TIBURCIO – idealizadora do projeto A FACE NEGRA DO AMOR. Vencedora do PRÊMIO MOVIMENTOS CRIATIVOS com parceria do ITAÚ CULTURAL pelo projeto NEGRO OLHAR CICLO DE LEITURA DRAMATIZADA COM AUTORES E ARTISTAS NEGROS. Indicada ao PRÊMIO SHELL 2015 como MELHOR ATRIZ  e vencedora do PRÊMIO QUESTÃO DE CRITICA na categoria COREOGRAFIA / DIREÇÃO DE MOVIMENTO pelo espetáculo SALINA A ÚLTIMA VÉRTEBRA da Cia Amok Teatro. Também atuou em diversas produções de tv como SUBÚRBIA e MEU PEDACINHO DE CHÃO de Luiz Fernando de Carvalho e SOL NASCENTE de Walter Negrão com direção de Leonardo Nogueira.

ÉRIKA JANUZA –  estreiou na TV como protagonista na série SUBÚRBIA com direção de Luiz Fernando de Carvalho. Está em cartaz nos cinemas com o longa O FILME DA MINHA VIDA de Selton Melo e atuou nas novelas EM FAMÍLIA e SOL NASCENTE. Seu mais recente trabalho é a personagem Raquel de O OUTRO LADO DO PARAÍSO, próxima novela de Walcir Carrasco.

VAL PERRÉ – atuou em diversas novelas e séries de TV como AMAZÔNIA, SOL NASCENTE, FILHOS DO CARNAVAL, INSENSATO CORAÇÃO, entre outros. Além de atuar também no cinema e no teatro como na peça INTOCÁVEIS no papel do inesquecível Driss.

Esses artistas e todos os outros do elenco estão empenhados em trazer para você uma discussão que afeta a todos nós. Homens e mulheres. Brancos e negros, que lutamos dia a dia – no nosso caso com e através da nossa arte – para transformar os paradgmas negativos da sociedade em que vivemos.

Estamos terminando as gravações e vamos partir para a finalização e montagem do projeto. Por isso, contamos com a sua ajuda para fazer esse sonho possível!

RECOMPENSAS E CUSTOS

Para você entender um pouquinho do que vamos gastar:

DOS VALORES ARRECADADOS:

60%  – ilha de edição (montagem e finalização)

20% – recompensas

13%  – taxas

7% – custos administrativos

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE SE NÃO ALCANÇARMOS A META MÍNIMA (10.000,00) NÃO PODEREMOS DISPOR DO QUE FOI ARRECADADO E OS VALORES SERÃO DEVOLVIDOS. ENTÃO VAMOS NESSA!!? Visite nossos links e veja quem, JUNTO COM VOCÊ, esta apoiando essa ideia! Vamos juntos! Vamos falar de Amor?!

COLABORE AQUI 

+ sobre o tema

Veto Já! Contra o golpe em nossos corpos e direitos

Contra o retrocesso, o racismo, a violência e Pelo...

Quase 50 anos depois, clássico da literatura negra chegará ao Brasil

Clássico da literatura negra chegará ao Brasil: chegará às...

estilista baiana, Mônica Anjos, apresenta sua nova coleção em São Paulo

Bazar VIP será promovido, neste sábado dia 9, para...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=