Famílias de vítimas pedem que Alemanha fecha enclave nazista criado no Chile

Santiago do Chile, 13 jul (EFE).- As famílias de presos executados e desaparecidos na Colônia Dignidade durante a ditadura de Augusto Pinochet no Chile pediram apoio nesta quarta-feira ao governo da Alemanha para que esse lugar, rebatizado como Villa Baviera, feche as portas ao turismo e se transforme em um centro de memória histórica.

Da UOL

Myrna Troncoso, dirigente de uma grupo de familiares de detidos, desaparecidos e executados da região do Maule, onde se encontram as instalações de Villa Baviera, se reuniu com David Gill, chefe de gabinete do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, que ontem concluiu uma visita de Estado ao Chile.

Troncoso e outros familiares de vítimas afirmaram que há dois meses solicitaram uma audiência com Gauck, mas não receberam nenhuma resposta.

Para esta quarta-feira o grupo tinha preparado um protesto em frente ao Museu da Memória e os Direitos Humanos de Santiago, que Gauck visitou acompanhado da presidente chilena, Michelle Bachelet, mas finalmente concretizou-se o encontro com Gill.

Troncoso entregou ao funcionário alemão uma carta dirigida a Gauck na qual solicita a cessação imediata de atividades comerciais e turísticas em Villa Baviera, situada 400 quilômetros ao sul de Santiago.

“Hoje na ex-Colônia Dignidade (…) faz-se turismo comercial, com restaurante, hotel e festas de alto consumo de álcool, sem nenhum respeito pelo passado e pela memória dos que aí desapareceram”, afirma a carta.

Entre 1961 e 2005, a Colônia Dignidade foi o centro de operações de uma seita liderada pelo nazista Paul Schäfer que submeteu 300 pessoas a trabalhos forçados, castigos e manipulação mental, além de cometer abusos sexuais contra menores.

Após o golpe de Estado que em 1973 derrubou Salvador Allende, Schäfer ofereceu as instalações à polícia secreta do regime de Augusto Pinochet e a Colônia Dignidade acabou se tornando uma peça-chave do aparelho repressor da ditadura.

Embora não se tenha números exatos, a estimativa é que metade dos 350 opositores à ditadura que foram levados a esse lugar nunca saíram com vida.

Uma centena de colonos seguem vivendo em Villa Baviera. Os atuais moradores converteram um edifício em restaurante e hotel, e são realizadas festas folclóricas alemãs para atrair turistas.

As famílias dos presos políticos assassinados em Colônia Dignidade também solicitaram ao presidente alemão que seu governo ponha fim a qualquer ajuda econômica à sociedade que administra o local.

Além disso pedem que a propriedade do terreno onde se encontra Villa Baviera seja repassada a uma entidade sem fins lucrativos dos familiares de detidos desaparecidos e executados políticos para que seja transformada em um centro de memória histórica.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Após apontar racismo em prova, ex-aluna da UFF é denunciada à Justiça

Quatro anos após denunciar por racismo uma professora do...

OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter

Alessandra Duarte Universitária de SP que iniciou ofensas deverá...

Salvador terá postos fixo e móvel para denúncias de racismo no carnaval

Posto fixo irá operar na sede no Procon, no...

Twitter: Giácomo Mancini destilou críticas ao trabalho de Glória Maria

Por: Miguel Arcanjo Prado Giácomo Mancini, repórter do Jornal Nacional,...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...
-+=