FCP e ABC/MRE lançam o Edital Conexão Brasil-África

Por Drielly Jardim

“A partir de hoje, a sociedade civil brasileira estará mais próxima do continente que nos deu o sentido de brasilidade e de nação”. Foi com essa afirmação que o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira de Araujo, deu início à cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções e Programa de Parceria: Cooperação Sul-Sul Conexão Brasil-África, firmado entre a Palmares e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

O primeiro instrumento de implementação do Programa de Parceria é o Edital Conexão Brasil-África, que selecionará propostas de projetos de cooperação técnica internacional com países africanos, latino-americanos e caribenhos, para início de execução no próximo ano.

Durante a cerimônia, que aconteceu nesta quarta-feira (18), no auditório da FCP em Brasília, Eloi Ferreira de Araujo explicou que o Conexão Brasil-África, será um importante instrumento para estreitar os laços culturais entre Brasil e o continente africano. “Ao investir em cooperação técnica e capacitação, por meio do Edital, será possível intercambiar nossos saberes e tradições, além de reafirmar a riqueza da cultura brasileira”, afirmou.

Para o ministro Marco Farani, diretor da ABC/MRE, o Edital vai permitir que o Brasil assuma o papel de sistematizar suas manifestações culturais. “As propostas que irão compor o edital vão nos ajudar a fortalecer os valores culturais brasileiros e permitir a sistematização da nossa própria cultura e a sua transformação em produto, seja ele de consumo ou não”, explicou.

Prioridade – Ao ressaltar a importância do Conexão Brasil-África para o Brasil, o secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, afirmou que o Conexão Brasil-África passa a ser um dos programas prioritários do governo brasileiro. “Não há dúvida de que a cultura tem um papel muito importante em nosso país, por isso o Conexão Brasil-África passa a ser prioridade do Ministério da Cultura e do governo brasileiro”, garantiu. “Não tenho dúvidas de que será o programa da Fundação Palmares que mais investirá em cultura até 2014”, afirmou.

O embaixador do Zimbábue, Thomas Sukutai Bvuma, decano do Corpo Diplomático da África no Brasil, concordou com o secretário executivo do MinC e ressaltou que é preciso apresentar à África as transformações que a cultura africana sofreu no Brasil desde o colonialismo. “Africanos escravizados trouxeram nossa cultura para o Brasil há muitos anos. Agora, é a hora de brasileiros livres apresentarem à África as transformações sofridas e o alto nível que a cultura afro-brasileira adquiriu desde então”, disse.

Resgate cultural – Para a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), a parceria entre a ABC e a Fundação Cultural Palmares permitirá ao Brasil resgatar sua brasilidade. “O ser humano só se identifica como tal, quando se reconhece como ser cultural e esse programa de parceria permitirá ao Brasil uma nova descoberta cultural e um mergulho em sua africanidade”, avaliou.

Josefina Serra dos Santos, secretária de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (Sepir-DF), ressaltou que o Edital é também uma contribuição para que a Lei 10.639/2003 (que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira em todas as escolas brasileiras) seja cumprida. “Precisamos cobrar para que as determinações da Lei sejam cumpridas, pois esse é um dos instrumentos que temos para que o preconceito com os afrodescendentes e com os países do continente africano seja reduzido a cada dia”, finalizou.

Hotsite – Simultaneamente à assinatura do Protocolo de Intenções e Programa de Parceria, a Fundação Cultural Palmares lançou também um hotsite exclusivo do Edital Conexão Brasil-África. Ao acessar o endereço www.palmares.gov.br/conexaobrasilafrica, as instituições e organizações brasileiras que desejarem participar do projeto poderão visualizar o edital e os formulários necessários para a inscrição, tirar dúvidas e enviar as propostas de projetos até o dia 30 de novembro de 2012.

 

 

Fonte: Palmares

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...