Feliciano: o avesso de Luther King

Desnecessário relembrar os lamentáveis acontecimentos sobre a ascensão do deputado Marco Feliciano à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados em 2013. E lamentáveis porque “todos” sabem que aquele senhor não pauta sua conduta parlamentar pelas linhas que desenham a democracia neste país

por Christiano Sousa Granja via Guest Post para o Portal Geledés

A despeito disso, àquela época Marco Feliciano insistiu na falácia da cristofobia (um neologismo estúpido para fazer chacota à concretude da homofobia no Brasil) e da perseguição religiosa, afirmando inclusive que a indignação por sua escolha deveu-se ao fato de ser pastor: “Disseram ser da Idade da Pedra ou dos tempos de caça às bruxas a escolha de um pastor para presidir a Comissão de Direitos Humanos”. E na sequência, soltou a seguinte pérola: “Lembro que o maior defensor dos direitos humanos de todos os tempos foi um pastor: Martin Luther King” (http://migre.me/p4nbu).

Agora em 2015, ressentindo-se com os elogios ao seu sucessor, Assis do Couto, Feliciano voltou a repetir a mesma bobagem e completou: “Ao falar dentro da sua igreja, Luther King citava a bíblia, e a gente cita o que é errado e o que é certo, o que é pecado e o que não é” (http://migre.me/p4mWk)

O conferencista Feliciano, ou é um péssimo exegeta ou um incontido manipulador de discursos – e eu prefiro ficar com a segunda definição. De fato, o humanista e pastor protestante Luther King fez diversas referências à fé e a Deus naquele que ficou conhecido como o seu mais famoso pronunciamento, como “agora é o tempo para fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus”. Mas há muitas outras palavrinhas mágicas que permeiam o discurso de Luther King: justiça, fraternidade, liberdade e igualdade.

“[…] Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. […]”

Para Luther King, o verdadeiro significado da crença daquela nação é de que os HOMENS SÃO IGUAIS, e por conta disso poderão viver sobre o manto da FRATERNIDADE, da LIBERDADE e da JUSTIÇA. Ora, onde King encontra repousado o pressuposto da igualdade entre as pessoas daquela nação? Na Constituição Americana. Em momento algum o pastor Luther King sobrepõe suas convicções religiosas à Carta Magna dos Estados Unidos da América.

A partir da afirmação de Hjelmslev, de que a linguagem é inseparável do homem e segue-o em todos os seus atos, percebe-se que o pelotiqueiro Marco Feliciano, ao contrario da sua fonte de inspiração, põe a Bíblia acima da Constituição, e isso é bastante claro nas suas declarações “[…] a Bíblia, nosso livro sagrado […], nossa Carta Magna, pois esse termo que significa livro maior de tão importante, que tal título também denomina nossa Constituição Política” (há supressões no período, mas que não alteram o sentido real da afirmação, que pode ser conferida em seu inteiro teor em http://goo.gl/IFrDL).

Para Feliciano, há uma sobreposição de autoridade entre os referidos livros, assim como uma clara noção de valor entre um e outro. E um deles é tão valoroso e mais importante, que o outro imita-lhe o apelido. Parece então que, ao contrário de Luther King, para Feliciano não é a Constituição a régua que mede a igualdade, a fraternidade, a liberdade e a justiça das pessoas, mas a Bíblia.

E o que significa tudo isso? Que não é o fato de ser pastor que desabonou Marco Feliciano ao exercício da presidência da CDHM, mas sim o fato de que os direitos humanos devem ser balizados por outros princípios que não aqueles que balizam a sua fé, notadamente os artigos I, II, VI, VII, XII, XVIII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada pelo Estado brasileiro, e os incisos II e III do artigo 1º e o artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Marco Feliciano, o pelotiqueiro, travestido na pele de cordeiro, é traído pelo seu discurso – que não é de direitos humanos – e acuado, escora-se maldosamente na figura de um verdadeiro militante, usando enganosamente o argumento do seu ministério e da fé para legitimar o seu não-lugar na CDHM. Naturalmente, pensa que os militantes de direitos humanos são idiotas e que Luther King foi um homem de um discurso só. Não foi. E se soubesse disso, teria prestado atenção no finalzinho de Beyond Vietnam, um dos tão importantes discursos de King:

“Esta é uma época revolucionária. Por todo o planeta homens se revoltam contra antigos sistemas de exploração e opressão e, longe das feridas de um mundo debilitado, novos sistemas de justiça e igualdade estão nascendo. Os miseráveis da terra se levantam como nunca antes. Aqueles que viviam na escuridão viram uma luz grandiosa.”

A(s)cendemos a(a) luz, Marco Feliciano. E seu show já acabou!

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

5 coisas que você deve saber antes de considerar ir morar no exterior

Outro dia compartilhei um texto no Facebook no qual...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Academia de Hollywood prefere negros em personagens subservientes, diz estrela de Selma

A não-indicação de “Selma” para mais categorias do Oscar...

O pensamento anticapitalista de Martin Luther King Jr.

Lembro, quando tinha uns cinco anos, de ter interrogado...

“I have a Dream”

AUTHENTICITY CERTIFIED: Text version below transcribed directly from audio....

STF julgará se Marco Feliciano será processado por homofobia

Procuradoria da União também acusa deputado de racismo A Procuradoria...

Primeira fase da Unicamp aborda ChatGPT, ‘Guardiões da Galáxia’ e racismo com textos de Sueli Carneiro e Luther King

Inteligência artificial, racismo, reflexo da colonização nos indígenas, música brasileira sob o regime militar, testes em animais e uso de anabolizantes estiveram entre os...

O sonho de Martin Luther King continua a ecoar indignação 60 anos depois

"Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um...

Heróis negros “invisíveis”

Quando pensamos em antirracismo no Brasil é mais fácil lembrar de nomes do século 19 (como o do abolicionista Luiz Gama) ou de ícones...
-+=