Feminicídio cresce 53% em um ano na Paraíba, aponta Anuário Brasileiro da Violência

Estudo indica que 74% das mulheres mortas na Paraíba em 2018 foram vítimas de feminicídio

por Redação BdF

Nove em cada dez assassinatos de mulheres são praticados por companheiros ou ex-companheiros / Card

A Paraíba registrou um crescimento de 53% no número de casos de feminicídio entre 2017 e 2018, segundo dados do Anuário Brasileiro da Violência 2019. O aumento foi de 22 casos em 2017 para 34 em 2018, a quarta maior alta em relação aos estados brasileiros, atrás apenas de Sergipe (163,9%), Amapá (145,2%) e Rondônia (100%).

A publicação, divulgada na última terça-feira (10) se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelo Tesouro Nacional, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

Segundo o Anuário, o feminicídio é a principal causa de morte das mulheres na Paraíba. O estudo aponta que 46 mulheres foram mortas em 2018 no estado, e 74% delas foram vítimas de feminicídio, ou seja, quando a motivação do crime é relacionada às questões de gênero. Este índice é a maior entre os estados brasileiros. Em 2017, o mesmo dado era de aproximadamente 42% no estado. O ranking dos maiores índices de feminicídio em relação aos assassinatos de mulheres é completado por Distrito Federal (62%) e por Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul (57%).

Por outro lado, o número absoluto de mulheres assassinadas no estado caiu em cerca de 12% entre 2017 e 2018. Foram seis mulheres mortas a menos no ano passado.
Os casos de denúncia de estupro  também caíram: no período de 2017 a 2018 passou de 329 para 239 mulheres vítimas. Outro dado que praticamente não variou foi o de agressões decorrentes de violência doméstica. Foram 2.014 casos registrados em 2017 e 2.002 casos em 2018.

Nacionalmente

Em 2018, 1.206 mulheres foram vítimas de feminicídio, uma alta de 4% em relação ao ano anterior. De cada dez mulheres mortas, seis eram negras. A faixa etária da maioria das vítimas é entre 20 e 39 anos. Nove em cada dez assassinatos de mulheres são praticados por companheiros ou ex-companheiros. Apenas 4 dentre 100 mulheres assassinadas por feminicídio chegaram a fazer boletim de ocorrência.

Segundo especialistas,o silêncio da mulher é determinante para a vida ou para a morte porque quando ela denuncia, o estado é obrigado a ajudá-la.

O estudo aponta que o estupro bateu recorde no Brasil. São 66 mil vítimas de estupro em 2018, maior índice desde que o estudo começou a ser feito em 2007. A maioria das vítimas (53,8%) são meninas de até 13 anos. Os dados mostram um aumento de 4,1% em relação a 2017. No Brasil ocorre em média 180 estupros por dia.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Vídeo de garota vítima de estupro circula na web; Polícia do RJ investiga autor

Um  lamentável episódio marcou a internet nesta quarta-feira (25)....

“Se o consultório falasse, contaria que fui vítima de abuso sexual”

E #seoconsultoriofalasse? Se o consultório falasse, contaria que eu fui...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=